Durante a ditadura militar no Brasil, a partir do golpe de
1964, muitos artistas foram perseguidos e impedidos de
mostrar suas obras. Toda a produção artística deveria antes ser
avaliada pela censura, que liberava o que considerava
adequado para ser mostrado ao público. Manifestações
contrárias ao governo militar só passavam pela censura se
conseguissem enganar os censores, ou se encontrassem outros
caminhos de divulgação.
Nas obras acima podemos perceber
a)a apropriação de objetos do cotidiano, na tentativa de
romper qualquer barreira entre a arte e a vida comum. As
obras acima fazem parte do movimento Pop Art, do inglês
“arte popular”, que começou em 1960 nos Estados Unidos.
b)o interesse do artista são os temas comuns, que falem sobre
o cotidiano. Para tornar suas obras populares o artista Pop usa
semelhantes recursos aos dos meios de comunicação em
massa apropriando-se de objetos e produtos de gosto
populares.
c)que o artista faz uso de apropriações comuns à produção
artística contemporânea. Suas obras, naquele momento,
tinham um caráter de contestação política e se inseriam nas
novas formas de propor arte que se popularizavam desde os
anos 60.
d)que o valor artístico não está na imagem e sim na ação
proposta pelo artista, que propõe a reprodução da sua obra por
qualquer pessoa criando uma barreira que o protegia da
censura e fazia sua obra ser popular e ele um artista conhecido
por todos.
e)a tentativa do artista em burlar a ditadura. Se observarmos
bem, as duas obras fazem parte de um mesmo trabalho -
Inserções em circuitos ideológicos - e só podem ser
entendidas quando todas as obras desse projeto estão juntas;
me ajuda pfvvvvvv
Soluções para a tarefa
Resposta:
O projeto do artista Ciro Meireles faz críticas à ditadura. O caráter de contestação política é perceptível pelas inscrições na garrafa e nas notas de cruzeiro e dólar. Durante o período do AI-5, o campo das artes visuais retrata, de forma reativa, obras sobre censura, alienação, imperialismo e consumismo.
RESPOSTA CORRETA:
E
a tentativa do artista em burlar a ditadura. Se observarmos bem, as duas obras fazem parte de um mesmo trabalho - Inserções em circuitos ideológicos - e só podem ser entendidas quando todas as obras desse projeto estão juntas.
Explicação:
Mediante o contexto de ditadura militar no Brasil, entende-se que a ação artística de Cecília Meireles possuía o intuito de burlar a ditadura, para que a sua mensagem e arte fossem propagadas ainda com a repressão. Assim, a alternativa adequada é a E.
Cecília Meireles e ditadura
Nota-se que a artista fez uma intervenção em objetos do cotidiano, nesse sentido, as mensagens contra o sistema militar foram colocadas em notas de dinheiro e também um refrigerante popularmente consumido. Esta ação artística de Meireles reforça o tom contestador de sua arte.
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