Durante a ditadura militar, foi preciso uma adequação nacional para atender à demanda do modelo econômico de internacionalização. A educação foi peça-chave para essa estruturação. Sobre o tema, escolha a afirmativa correta.
a)
As mudanças feitas na educação durante a ditadura resolveram os problemas educacionais, inclusive acabando com o analfabetismo.
b)
Para a adequação às necessidades internacionais, houve, no Brasil, a imposição das Leis 5540/68 e 5692/71.
c)
A universidade brasileira foi o setor de educação mais atingido, pois não interessava às elites a manutenção de ensino superior.
d)
Para se adequar ao sistema econômico internacional, foi preciso apenas fazer modificações na Lei de Diretrizes e Base (LDB) de 1961.
e)
Foram promulgadas duas leis: a Lei 5540/68) que modificou a Lei de Diretrizes e Base (LDB) de 1961; e a Lei 5692/71, que trouxe alterações no ensino fundamental e médio.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Foram promulgadas duas leis: a Lei 5540/68) que modificou a Lei de Diretrizes e Base (LDB) de 1961; e a Lei 5692/71, que trouxe alterações no ensino fundamental e médio.
Explicação:
Para a adequação às necessidades internacionais, houve, no Brasil, um movimento de diálogo e construção coletiva de novo modelo de educação, que resultou nas Leis 5540/68 e 5692/71.
Resposta:
e) Foram promulgadas duas leis: a Lei 5540/68) que modificou a Lei de Diretrizes e Base (LDB) de 1961; e a Lei 5692/71, que trouxe alterações no ensino fundamental e médio.
Explicação:
A necessidade de mão de obra foi o argumento do governo de Emílio Médici ao conceber a reforma do ensino. O Brasil vivia o milagre econômico, com industrialização acelerada e expectativa de crescimento. O país precisava de trabalhadores, sustentava o presidente.
A reforma proposta implicava “abandonar o ensino verbalístico e academizante para partir, vigorosamente, para um sistema educativo de 1º e 2º grau voltado às necessidades do desenvolvimento”, dizia a mensagem do ministro da Educação, Jarbas Passarinho, enviada com o projeto que daria origem à Lei 5.692.
Fonte: Agência Senado