Matemática, perguntado por carolzinhafa, 1 ano atrás

durante a correção de uma questão de prova de matemática a professora Márcia deparou com a justificativa abaixo, feita por um de seus alunos do 5º ano: 1/2 + 1/3 = 2/5.
a) O pensamento matemático esta correto? Por Que?
b) Qual deve ser a postura da professora diante desta questão?
c) O erro deve ser tratado pela falta (não Saber)? Qual a sua concepção?

Soluções para a tarefa

Respondido por ProfRafael
3
a) o pensamento matemático está sendo intuitivo. O aluno tem como conhecimento inicial a soma algébrica de números inteiro. Para ele, basta somar o numerador e denominador e a resposta está correta.

b) Se ela ainda não trabalhou mmc, deve fazer uma analogia com situações que o aluno passa no seu dia-a-dia como; por exemplo; somar 1/2 bolo com 1/3 de outro bolo e levar ao aluno a perceber que esta soma dá quase um bolo inteiro; enquanto a resposta fornecida pelo aluno dá menos da metade.
c) O erro aqui deve ser tratado como não saber o significado das frações e o que a fração significa no todo. Isso é muito comum com este tipo de conta. Não é fácil o aluno perceber que o numerador é o "todo" e que este está sendo dividido por "partes" iguais. Um problemas que deve ser contextualizado amplamente antes de passar para operações mais avançadas.

Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes