Durante a colonização de um alimento os microrganismos patógenos utilizam os nutrientes presentes para se desenvolverem. Esse processo leva a produção, por exemplo, de toxinas que podem causar sintomas vomito e diarreias que, quando não tratados, podem levar a óbito devido a desidratação. Evitar esse processo é responsabilidade do nutricionista e para isso exige conhecimento das características dos microrganismos, principalmente os patogênicos.
Soluções para a tarefa
V, F, F, V.
Tomando como referência as características das principais enterobactérias, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( V ) A Bacillus cereus está relacionada com a contaminação de grãos, verduras, legumes e alimentos de origem animal. É responsável pela produção de toxinas termorresistentes e termoestáveis.
( F ) O bacilo gram-positivo Clostridium botulinum está relacionado principalmente as carnes. A bactéria é capaz de produz uma enterotoxina que é responsável por quadros agudos de diarreia.
Fraqueza, fadiga, vertigem, náuseas e vômitos são os primeiros sintomas.
( F ) A Staphlococcus aureus apresenta como principais veículos as carnes, leite e derivados e produtos de confeitaria. É um microrganismo mesófilo, ou seja, a temperatura ótima para multiplicação é de 15 ͦC.
Multiplica-se entre 7 e 48° C, sendo 37° C a temperatura ótima para desenvolvimento.
( V ) A enterobactéria Escherichia coli possui como habitat natural o cólon dos animais e homens, sendo assim, a contaminação dos alimentos ocorre por meio das fezes. O principal veículo é a água, mas é comum a contaminação de carne bovina, leite e queijos.
Resposta:
A. V-F-F-V
Explicação:
Corrigido pelo AVA