História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Durante a Baixa Idade Média, nas cruzadas quem estava com o "domínio" do mediterrâneo eram os Islâmicos ou Constantinopla , e após a 4ª cruzada quem ficou com o domínio?

To querendo confirmar.

Pela minha lógica
Durante a 3ª cruzada ,a qual,foi a que houve maior mobilização dos povos Europeus na ação rumo ao islamismo...seria nessa fase que os islamicos teriam perdido o controle do mediterrâneo

E na 4ª Cruzada: Veneza e Gênova tomariam o controle do Mediterrâneo, após a "invasão" à Constantinopla

Entretanto só ai se fala , de fato, em abertura do mediterrâneo...

O meu pensamento ta errado? ou se está certo não se deveria falar na abertura do mediterrâneo desde a 3ª ou a 1ª Cruzada?

Soluções para a tarefa

Respondido por ProfAdrianoLeres
1
Olá, primeiramente não sou o mais especialista, mas me arrisco a tentar responder visto que a questão ainda está em branco.

Primeiramente não acredito ter havido um domínio hegemônico dos Islâmicos no Mar Mediterrâneo, o que aconteceu é que até as cruzadas de forma geral (Alta Idade Média) os Europeus ficaram restritos à atividades de subsistências dentro de seus feudos numa sociedade cada vez mais fragmentada. Essa situação veio a alterar-se após a 1ª Cruzada, quando partiram de Constantinopla rumo à Jerusalem em expedições particulares ordenadas pelo papa Urbano II, pois havia uma tensão muito grande criada pelos Turcos (Que tinham tomado a Palestina e estava perseguindo cristãos que peregrinavam à terra santa), Urbano temia a tomada de Constantinopla que estava sob domínio cristão (Império Bizantino).
Nesse contexto a Itália passa a ser a porta de entrada/saída para tais expedições e não é atoa que essa região figurará uma posição de destaque nos períodos posteriores no quesito comercial. Mas até então, boa parte dessas expedições eram por terra, não ambicionavam o Mar.
O que ocorre na 4ª Cruzada é que os mercadores das cidades citada por você (Gênova e Veneza), financiam expedições ao oriente visando dentre vários outros fatores o comércio monopolizado com Constantinopla. 

Respondendo sua pergunta, na minha avaliação, deveria se falar em "reabertura" (Uso aspas, pois não quer dizer que ninguém navegava, mas não era uma rota tão utilizada por via de regra) do mar mediterrâneo apenas após a 4ª Cruzada. Desde a 1ª à 3ª tanto Islâmicos, quanto Cristãos navegavam no Mediterrâneo, mas não imagine navegação no no sentido do Renascimento Comercial e grandes navegações.
Perguntas interessantes