História, perguntado por sousajunior50021, 7 meses atrás

Durante a Baixa Idade Média a Europa foi vitimada por uma doença letal provocada pelas pulgas dos ratos que viviam nas cidades desprovidas de saneamento básico de qualquer espécie. As pessoas neste período morriam tão rapidamente que a Igreja Católica acreditou que aquela doença era um sinal do apocalipse. Estamos falando da:
(A) peste dos ratos.
(B) peste apocalíptica.
(C) peste do fim dos tempos.
(D) peste negra.

Soluções para a tarefa

Respondido por elencj
1

Resposta:

(D) peste negra.

Explicação:

A peste negra aconteceu no século XIV, no período da Baixa Idade Média. A doença atingiu toda a Europa entre 1347 a 1350.

A doença era transmitida através dos ratos e pulgas que estavam infectados. A pandemia surgiu através dos comerciantes, pois eles traziam embarcações com especiarias da Constantinopla e nelas continham pulgas e ratos que transmitiam a peste negra pelas mordidas.

Outro meio de contaminação era pela proximidade com pessoas infectadas, ou seja, o contato corporal ou pela tosse com sangue e espirros, os estágios mais agressivos da doença.

Durante a pandemia, um a cada três europeus morreram, o  que significa um terço do total da população europeia na época.

No século XIV a Igreja Católica ainda predominava na Europa. Dessa forma, os fiéis procuravam a resposta na figura divina.

A peste representava a ira divina, mas, ao mesmo tempo, a vinda do Anticristo – logo, era também uma obra do demônio. Assim, as explicações dadas ao fenômeno eram diversas.

Há relatos medievais que afirmavam ser a peste tanto resultado do desapontamento de Deus em função dos pecados do mundo, uma espécie de punição divina, quanto obra de hereges ou povos que sempre tiveram como objetivo destruir a civilização cristã, como os judeus.

A peste trouxe para o seio das famílias e das comunidades o momento exato do juízo final e do ajuste de contas com o divino. Assim, o imaginário do fim do mundo aliado às condições concretas da morte, trazidas pela peste, fez acender e reanimar inimigos comuns ao mundo medieval, como os verdadeiros responsáveis pela ira divina e pelas mazelas da peste.

Perguntas interessantes