Duas tartarugas estavam juntas e começaram a caminhar em linha reta em direção a um lago distante. A primeira tartaruga percorreu 30 metros por dia e demorou 16 dias para chegar ao lago. A segunda tartaruga só conseguiu percorrer 20 metros por dia e, portanto, chegou ao lago alguns dias depois da primeira. Quando a primeira tartaruga chegou ao lago, o número de dias que ela teve que esperar para a segunda tartaruga chegar foi:
a) 8
b) 9
c) 10
d) 12
e) 15
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra A) 8
Explicação:
O número dias que a primeira tartaruga teve que esperar para a segunda tartaruga chegar foi igual a 8.
Esta questão está relacionada com a proporcionalidade entre variáveis. A proporção é um valor referente a razão de dois números. Por isso, a proporção está atrelada a fração, onde temos um numerador e um denominador. Desse modo, temos uma relação de equivalência entre dois valores.
Nesse caso, veja que temos grandezas inversamente proporcionais, pois quanto maior o comprimento percorrido a cada dia, menor será o número de dias necessários para completar o percurso. Aplicando uma regra de três inversa, obtemos o seguinte:
Portanto, podemos concluir que a primeira tartaruga esperou por 8 dias a chegada da segunda tartaruga.
Resposta:
8 dias
Explicação passo a passo:
Como a primeira tartaruga andou 30 metros por dia, em 16 dias terá percorrido:
16 . 30 = 480 metros
Para descobrir quanto tempo a segunda tartaruga levará para percorrer os 480 metros, basta dividir pelos 20 metros percorridos por dia, assim temos:
480 : 20 = 24 dias
Assim, o tempo de espera da primeira tartaruga será:
24 - 16 = 8