Duas resistências R1=10 Ω e R2= 35 Ω estão ligados em série a uma fonte de tensão de 9 V. Calcule:
a) A resistência elétrica da associação.
b) a corrente elétrica que atravessa os resistores
Soluções para a tarefa
Resposta:
Existem vários casos cotidianos em que é preciso fazer uso de uma resistência maior ou menor do que a fornecida por um resistor. Porém, um único resistor às vezes não tem a capacidade de suportar a intensidade de corrente elétrica que deve atravessá-lo. Nesses casos, faz-se o uso de vários resistores ligados simultaneamente ao mesmo circuito. A esse conjunto de resistores assim interligados dá-se o nome de associação de resistores. Existem, basicamente, duas formas possíveis de conectar mais de um resistor em um circuito, são elas: em série e em paralelo.
Em uma associação em série, dois ou mais dispositivos são ligados de forma que a corrente elétrica tenha um único caminho a seguir. Abaixo veremos algumas propriedades da associação de resistores em série.
Mas, primeiramente, vamos considerar uma associação em série de n resistores com resistências elétricas R1, R2, R3 ... Rn, cujos terminais A e B estão submetidos à ddp UAB, conforme mostra a ilustração abaixo. Seja i a intensidade de corrente elétrica que atravessa cada resistor da associação.
Explicação:
Vamos lá :
a) Req = 10 + 35 = 45 Ohm
b) i = V/R = 9/45 = 0,2 A
Espero ter ajudado !!!