História, perguntado por marianaweber85, 9 meses atrás

duas questões com respostas sobre luteranismo​

Soluções para a tarefa

Respondido por brittany10
1

Resposta:

1-O que defende o luteranismo?

R:Luteranismo é uma doutrina religiosa que defende a salvação pela fé.

2-O que foi o movimento luterano?

R:A Reforma Luterana foi um movimento de caráter religioso, surgido na Alemanha na segunda década do século XVI, liderado por Martinho Lutero. Este movimento criticava várias ações da Igreja Católica, propôs novos caminhos para o cristianismo e resultou na criação da Igreja Luterana.

espero ter ajudado;)

Respondido por lorenzoDg
0

Resposta:

Primeiro-

A afirmativa I está incorreta em razão da condenação de Lutero ao capitalismo; IV está incorreta porque a Declaração de Augsburgo não foi o documento que desencadeou a Reforma, e sim as 95 Teses de Lutero; a V está também incorreta porque o papa à época de Lutero não era Júlio II, e sim Leão X, que condenou Lutero à excomunhão.

Segundo-

A origem da Reforma Protestante está ligada às críticas de setores religiosos ao poder do alto clero católico em Roma e à forma de condução dos negócios religiosos.

Terceiro-

As 95 Teses de Wittenberg criticavam acerbamente a posição da Igreja Católica, principalmente a venda de indulgências.

Explicação:

Primeiro.

I – Os reformados tiveram apoio da burguesia, desejosa de firmar sua atividade capitalista de obter lucros, limitados pela Igreja e indicativos de pecado.

II – Um sentimento nacionalista surgira na Alemanha e Norte da Europa, passando o papa a ser visto como um estrangeiro a interferir em assuntos internos.

III – Em matéria de religião ocorreu o abuso de setores do clero, com a exploração das “relíquias sagradas” e venda de indulgências.

IV – O documento inicial que desencadeou a Reforma Luterana foi a Declaração de Augsburgo, redigida por Felipe Melanchton.

V – Ao tempo do início da Reforma Luterana era papa Júlio II, mecenas do Renascimento e que interpretou o ato de rebeldia de Lutero como uma simples querela de agostinianos contra dominicanos.

Estão corretas:

III, IV e V.

I, II e V.

Apenas II e III.

Apenas III e V.

Apenas IV e V.

Segundo.

(UFRN) No século XVI surgiu, na Europa, um movimento de caráter religioso, político e econômico que deu origem à Reforma protestante, iniciada como uma reação:

ao progresso do capitalismo comercial, que preconizava o lucro e estimulava o desenvolvimento das atividades mercantis, condenados pela Igreja Católica.

à crise da Igreja Católica, que se manifestava através da vida desregrada, do luxo do alto clero, da venda de cargos eclesiásticos e de relíquias sagradas.

à teoria religiosa católica, que estava alicerçada na predestinação absoluta, na salvação pela fé e no livre exame da Bíblia.

ao fortalecimento do Estado Nacional absolutista cuja consolidação representava o apoio à teoria da supremacia e do universalismo do poder papal.

Terceiro.

“21. Erram os pregadores de indulgências quando dizem que pelas indulgências do papa o homem fica livre de todo o pecado e que está salvo.”

“27. Enganam-se os homens que dizem que, logo que a moeda é lançada na caixa, a alma voa (do Purgatório).”

“36. Qualquer cristão verdadeiramente arrependido tem plena remissão do castigo e do pecado; ela é lhe devida sem indulgências.”

“95. É preciso exortar os cristãos a esperar entrar no céu mais por verdadeira penitência do que por uma ilusória tranquilidade de espírito.”

Os excertos acima fazem parte de um documento representativo da Reforma Protestante que é:

a Confissão de Augsburgo, de Martinho Lutero e Felipe Melanchton.

a Instituição da religião cristã, de João Calvino.

o Ato de Supremacia, de Henrique VIII.

as 95 Teses de Wittenberg, de Martinho Lutero.

Perguntas interessantes