Duas Porções De Liquidos A e B, De Substâncias Diferentes, Mas Na Mesma Massa, Apresentam Valores De Calor Específico Respectivamente Iguais A 0,58cal/g. °C e 1,0 Cal/g. °C. Se Ambas Receberem A Mesma Quantidade De Calor sem, Contudo Sofrerem Mudanças De Estado Físico, Podemos Afirmar Corretamente Que: A) A PORÇÃO DO LÍQUIDO "A" SOFRERA MAIOR VARIAÇÃO DE TEMPERATURA SO QUE A PORÇÃO DO LÍQUIDO "B" . B)A PORÇÃO DO LÍQUIDO "B" SOFRERA MAIOR VARIAÇÃO DE TEMPERATURA SO QUE A PORÇÃO DO LÍQUIDO "A" . C) AS DUAS PORÇÕES, DOS LÍQUIDOS A e B, SOFRERÃO A MESMA VARIAÇÃO DE TEMPERATURA. D) AS DUAS PORÇÕES, DOS LÍQUIDOS A e B, NAO SOFRERÃO NENHUMA VARIAÇÃO DE TEMPERATURA.
Soluções para a tarefa
A) a porção do líquido A sofrerá maior variação de temperatura do que a porção do líquido B.
Calor específico é um valor característico de cada substância que nos informa a quantidade de calor que uma unidade de massa precisa perder ou ganhar para que sua temperatura variar em uma unidade.
O calor sensível é aquele que provoca uma variação na temperatura. Para calcular o calor sensível perdido ou absorvido pelo corpo usamos a fórmula abaixo -
Q = m.c.Δt
Como não houve mudança de fase, todo calor fornecido às duas porções de líquido servirão para a variação de sua temperatura.
Como podemos perceber pela equação, para uma mesma quantidade de calor, terá a maior variação de temperatura o corpo que tiver menor calor específico.
Como o calor específico de A é menor do que o de B, o líquido A sofrerá a maior variação de temperatura.