Física, perguntado por kalinesoares6461, 1 ano atrás

Duas ondas mecânicas transversais e idênticas, I e II, propagam-se em sentidos opostos por uma corda elástica traciona- da. A figura 1 representa as deformações que a onda I, que se propaga para direita, provocaria em um trecho da corda nos T instantes t = 0 e t = — , em que T é o período de oscilação 4 das duas ondas. A figura 2 representa as deformações que a onda II, que se propaga para esquerda, provocaria no mesmo trecho da corda, nos mesmos instantes relacionados na figura 1. Ao se cruzarem, essas ondas produzem uma figura de interferência e, devido a esse fenômeno, estabelece-se uma onda estacionária na corda. A figura 3 representa a configuração da corda resultante da interferência dessas duas T ondas, nos mesmos instantes t = 0 e t = . 4 A figura que melhor representa a configuração da corda nesse mesmo trecho devido à formação da onda estacionária, no 3T instante — , está representada na alternativa 4

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
11
Olá!

Na visão da ondulatória, período (T) é a grandeza física que mede o intervalo de tempo necessário para uma onda realizar uma oscilação completa!

Para resolvermos esse exercício, vamos precisar interpretar o comportamento das ondas das figuras. Observe que a cada quarto de período (quadradinho), os pontos se movem para cima ou para baixo. Sendo assim, após dois quartos de período (t = 3T/4), as ondas irão se sobrepor, gerando uma interferência destrutiva, melhor representada pela figura da alternativa D.

Espero que tenha compreendido!
Perguntas interessantes