Duas formas comuns de conservação de alimentos (peixes, por exemplo) em condições adequadas para o consumo são o resfriamento e o salgamento. Peixes congelados mantêm-se por longo tempo sem se deteriorarem porque, em baixas temperaturas, o metabolismo das bactérias é paralisado.No caso do salgamento, o apodrecimento dos peixes não ocorre porque: (A) a alta concentração de sal nos tecidos destrói a parede celular das bactérias. (B) o sal remove osmoticamente a água dos tecidos, impedindo o desenvolvimento das colônias de bactérias. (C) o sal altera o pH dos tecidos, tornando-os impróprios ao desenvolvimento das bactérias. (D) o sal forma uma camada protetora sobre os tecidos, impedindo seu contato com as bactérias. (E) a grande concentração de sal nos tecidos desnatura as proteínas, tornando-as inutilizáveis por bactérias.analisando as estruturas da Figura II, a estrutura
Soluções para a tarefa
Resposta:
B
Explicação:
Vamos analisar as alternativas.
A: Falso. A alta concentração de sal não destrói a parede celular das bactérias, o que acontece é a plasmólise da bactéria pela perda de água. Essa desidratação da bactéria por si só já impede que ela continue seu metabolismo normal.
B: Verdadeiro. O sal remove osmoticamente a água dos tecidos do peixe, o que impede o desenvolvimento das bactérias, mas a própria alta salinidade também remove água da bactéria o que também impede a sua proliferação.
C: Falso. O sal, pelo menos o cloreto de sódio usado normalmente, não tem propriedade de alterar o pH.
D: O sal não forma camada protetora sobre os tecidos.
E: O sal não tem poder de desnaturar as proteínas, as proteínas são desnaturadas apenas pela temperatura, pH, por outras enzimas e em alguns casos por solventes apolares.
Resposta:
b) o sal remove osmoticamente a água dos tecidos, impedindo o desenvolvimento das colônias de bactérias.