Duas forças, f1 e f2, atuam sobre um pequeno objeto.F1 é vertical para baixo e vale 8,0N, enquanto F2 é horizontal, para a direita e vale 6,0N.
a) Usando uma escala de 1cm: 2N, desenhe uma figura mostrando os vetores que representam F1 e F2
b) Nessa figura, desenhe a resultante de f1 e f2 e usando uma régua, determine o módulo dessa resultante
Soluções para a tarefa
(Fr)² = (6)² + (8)²
Fr² = 36 + 64
Fr² = 100
Fr = 10N
O módulo da força resultante é 10 N.
Magnitude da força:
A força é um vetor que como tal tem um módulo e uma direção, portanto devemos considerar que o efeito de qualquer número de forças aplicadas a um ponto de um corpo é o mesmo que uma única força igual à soma vetorial das forças. Isso é o que é conhecido como superposição de forças.
Frequentemente, precisaremos obter a soma vetorial (resultante) de todas as forças que atuam em um corpo. Chamaremos isso de força resultante que atua sobre o corpo. Usaremos a letra grega ∑ para denotar soma. Se as forças são etcetera, vamos abreviar a soma como:
A versão componente da equação acima é o par de equações:
onde Fx é a soma dos componentes x e Fy é a soma dos componentes y. Cada componente pode ser positivo ou negativo, portanto, tome cuidado com os sinais ao adicionar na equação.
Uma vez que Rx e Ry são dados, a magnitude e a direção da força resultante podem ser obtidas:
- a) Agora para fazer o gráfico das forças é necessário definir o diagrama de corpo livre, neste caso o eixo positivo de x vai para a direita e o eixo positivo de y sobe. Lembre-se que isso pode ser escolhido com qualquer orientação. A imagem está anexada.
- b) Para calcular a magnitude, temos o seguinte:
⇒
⇒
Então vemos que a magnitude é 10N
Se você quiser ver mais exemplos de cálculo da magnitude da força total, você pode ver este exemplo:
https://brainly.com.br/tarefa/34813664
#SPJ3