Duas forças concorrentes, f1 e f2, de intensidade 4N e 3N, atuam num mesmo ponto material, formando um ângulo x entre si.
a) 0º
b) 60º
c) 180º
ME AJUDEM, COMO FAZ E QUAL ALTERNATIVA VAI DAR!!
Soluções para a tarefa
A resposta anterior está errada na verdade o que a questão deseja saber é qual é a força resultante para os casos em que o ângulo é de 0º; 60º; 180º.
ETAPAS PARA RESPONDER QUESTÕES DE FÍSICA COM CÁLCULO:
1ª Etapa: Verifique se é necessário fazer a conversão de unidades para facilitar a resposta final
.
nesse caso não há necessidade.
2ª Etapa: Atribua letras as grandezas físicas relacionadas com a questão.
F₁ = Força Concorrente 1
F₂ = Força Concorrente 2
R = Força Resultante
x = ângulo entre as duas forças concorrentes
3ª Etapa: Trabalhe inicialmente com a fórmula para só depois substituir pelos seus respectivos valores.
No caso de grandezas vetoriais a soma entre elas não necessariamente é definida por uma soma algébrica isso porque além de módulo elas possuem direção e sentido.
Para resolver você necessita usar a lei dos cossenos, se estiver esquecido sobre essa fórmula indico que veja o seguinte vídeo:<https://www.youtube.com/results?search_query=lei+dos+cossenos+>
letra a)
No caso da letra a você deve somá-los, isso porque o ângulo entre eles é de 0º e os vetores são como duas setas apontando para a mesmo sentido e na mesma direção. Para que fique mais fácil de visualizar imagine como duas pessoas empurrando um objeto pesado, as forças se somam
R = 4 + 3 = 7 N
letra b)
Nesse caso existe um ângulo entre as forças e você deverá usar a lei dos cossenos imaginando que ali se forma um triângulo cujo lado,que você deseja descobrir, é a força resultante.
R² = F₁² + F₂² - 2.F₁.F₂.cos(x)
R² = 4² + 3² - 2.4.3.cos(60)
R² = 16 + 9 - 24.1/2 = 13 N
letra c)
O mesmo caso da letra a, porém dessa vez as forças tem sentidos opostos. Uma aponta, por exemplo, para a esquerda e a outra para a direita, perceba que o ângulo formado é de 180º e usando o exemplo do objeto pesado é como se você empurrasse de um lado o objeto e eu do outro lado, o que diminui a força resultante.
R = 4 - 3 = 1 N