Duas fontes, F1 e Fz, separadas por certa distância e operando em concordância de fase, produzem ondas na superficie da água, com comprimento de onda constante de 1,0 cm. Um ponto P na superfi- cie da água dista 4,5 cm de F1 e 6 cm de Fz.
a) Represente as ondas geradas pelas fontes F1 e Fz em uma única figura. Tome cuidado para repre- sentar adequadamente as escalas de medidas.
b) Determine a quantidade de comprimentos de onda existente entre PeF1eentre PeFz. Para facilitar a resposta, consulte afigura que você desenhou.
c) Identifique se há uma interferência destrutiva ou construtiva no ponto P, no qual ocorre super- posição das ondas. Justifique.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Resposta:
a) (imagem que eu postei)
b) entre P e F1 o comprimento é 3, e entre P e F2 o comprimento será 5
c) Destrutiva pois "P" está entre um vale (ponto mais baixo da onda) e uma crista (ponto mais alto da onda).
Explicação:
b) você conta o comprimento da onda, lembrando que o comprimento sempre é medido de uma repetição a outra (ex: de um crista até outra ou de um vale até outro, esse é o comprimento da onda)
c) percebe-se que o P e F2 se encontra na crista da onda, já o P e F1 se encontra no meio de duas cristas, que é chamado de vale, logo, são fases opostas, sendo assim é uma interferência destrutiva.
Anexos:
Perguntas interessantes
Sociologia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás