“Duas estratégias implementou a ditadura: a guerra antissubversiva e o estabelecimento de um plano econômico em favor da classe dominante. A primeira consistiu na eliminação física de todas as organizações guerrilheiras, dos grupos de esquerda revolucionária, das comissões e dos delegados sindicais combativos, das agrupações estudantis e dos simpatizantes do populismo peronista, recorrendo a ditadura, para tal, a métodos de regimes totalitários. [...] O relatório Nunca más chegou à cifra de trinta mil desaparecidos, um verdadeiro genocídio da população organizada argentina e o Diário del Juicio, vendido nas bancas, contava em detalhes os horrores dos porões do regime, o verdadeiro inferno de Dante. Tamanho foi o desprestígio das Forças Armadas após tais relatos, que, inclusive, os militares evitavam sair fardados pelas ruas do país.” RAMPINELLI, Waldir José. O Terrorismo de Estado na Argentina. Revista Brasileira de Estudos Latino-Americanos. v. 2, n. 1, 2012. p. 357 Disponível em: - Acesso em 10 set. 2020. 1. Quais as estratégias de ação do chamado Terrorismo de Estado durante a ditadura na Argentina? * 1 ponto a) Debates em praça pública sobre os perigos de se desrespeitar os militares. b) Os suspeitos de subversão eram encaminhados a tratamentos psicológicos e voltavam para casa em 60 dias. c) O governo da Argentina respeitava qualquer tipo de opinião no país, mantendo firme o espírito democrático. d) Qualquer pessoa considerada opositora ao sistema poderia ser presa, torturada e morta. Violação massiva dos direitos humanos. 2. (FGV – adaptada) Entre 2 de abril e 14 de junho de 1982, transcorreu a chamada "Guerra das Malvinas". A esse respeito é correto afirmar que se trata de: * 1 ponto a) uma guerra travada no Atlântico Norte devido ao protecionismo praticado pelo Inglaterra com relação aos produtos industrializados argentinos. b) uma revolta popular patrocinada pelo governo inglês que utilizou as ilhas Malvinas como base de apoio aos guerrilheiros argentinos. c) um conflito provocado pela prisão de militares ingleses acusados de espionagem em território argentino e que terminou com o envio de tropas inglesas ao porto de Buenos Aires. d) uma guerra provocada pela disputa acerca do controle das ilhas Malvinas, que acabou por contribuir para o fim do regime militar na Argentina.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
1- d) Qualquer pessoa considerada opositora ao sistema poderia ser presa, torturada e morta. Violação massiva dos direitos humanos.
2- d) uma guerra provocada pela disputa acerca do controle das ilhas Malvinas, que acabou por contribuir para o fim do regime militar na Argentina.
Explicação:
Espero ter ajudado :)
Respondido por
2
Resposta:
D)Qualquer pessoa considerada opositora ao sistema poderia ser presa, torturada e morta. Violação massiva dos direitos humanos.
D)uma guerra provocada pela disputa acerca do controle das ilhas Malvinas, que acabou por contribuir para o fim do regime militar na Argentina.
Explicação:Espero ter ajudado
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás