Duas Drosophilas (mosca-da-banana), de asas normais, foram cruzadas e produziram moscas de asas normais e moscas de asas vestigiais. A) Qual é o gene dominante? B) Qual é o genótipo dos pais? C) Qual é a proporção esperada de descendentes com asa normal e asa vestigial?
Soluções para a tarefa
O gene dominante é aquele que condiciona a característica dominante, e vamos chamar ele de ''V''. O genótipo dos parentais é o heterozigoto (Vv) e a proporção esperada, será de 3/4 (75%) com asas normais e 1/4 (25%) com asas vestigiais.
- Mas como chegarmos nessas conclusões ?
É simples, ela nos disse que duas Drosophilas, de asas normais, foram cruzadas e geraram descendentes com asas normais e vestigiais. Apenas com essa informação, nós já conseguimos determinar o genótipo das duas moscas, e qual característica é dominante, respondendo, portanto, as duas primeiras questões de sua pergunta.
- Mas por que a asa normal é dominante ?
Para entendermos, vamos supor que a característica asa vestigial fosse dominante, isso significa que nessa ocasião, esse tipo de asa poderia ser dada por 2 genótipos, são eles :
Enquanto que as asas normais, por serem de caráter recessivo, seria dado pelo genótipo homozigoto recessivo (representado por vv), então, logicamente, de um cruzamento nesse contexto, entre duas moscas de asas normais, gerariam apenas descendentes de asa normal, isso porque pelo cruzamento, nós temos que :
v v
v vv vv
v vv vv
Desse cruzamento, 100% dos genótipos são homozigotos recessivos (vv) e condicionariam o caráter de asa normal.
Só que essas moscas, geraram descendentes com asas vestigiais, então por tabela, nós sabemos que a característica asa normal é dominante, já que se fosse recessiva, nenhum descendente nasceria com asa vestigial, apenas normal, como proposto pelo cruzamento acima.
E então, como nós sabemos que a asa normal é dominante sobre a vestigial, nós sabemos que ela pode ser dada por 2 genótipos, são eles :
Enquanto que a asa vestigial, será dada pelo genótipo homozigoto recessivo (vv).
- Certo, mas como saber que ambas as moscas são heterozigotas ?
É bastante fácil de descobrirmos isso, com 3 simples cruzamentos nós podemos comprovar que elas possuem esse genótipo, sabendo que elas possuem asas normais, obrigatoriamente, o alelo dominante ''V'' está presente em seu genótipo.
- Supondo que ambas sejam homozigotas dominantes (VV) ;
V V
V VV VV
V VV VV
Desse cruzamento, podemos concluir que 100% dos genótipos são homozigotos dominantes, e condicionam a característica asa normal.
- Supondo que uma seja homozigota dominante e a outra heterozigota :
V V
V VV VV
v Vv Vv
A partir da análise desse cruzamento, nós percebemos que 100% dos descendentes, iriam possuir asas normais, visto que 50% dos genótipos são heterozigotos e 50% são homozigotos dominantes.
- Entretanto, sendo ambas heterozigotas :
V v
V VV Vv
v Vv vv
E com a análise desse quadro de Punnett, chegaremos na resposta para a terceira questão, se analisarmos corretamente, podemos inferir que :
1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos dominantes (VV) e codificam a asa normal.
2/4 (50%) dos genótipos são heterozigotos (Vv) e codificam a asa normal.
1/4 (25%) dos genótipos são homozigotos recessivos (vv) e codificam a asa vestigial.
Sendo assim, 3/4 (75%) devem possuir a asa normal, enquanto que 1/4 (25%) devem possuir a asa vestigial, que é a proporção e consequentemente o que pede a terceira questão.
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/47434567
Bons estudos e espero ter ajudado :)