Duas cargas elétricas q1 e q2 encontram-se
separadas por uma distância r . Nessa situação, à
intensidade da força elétrica sobre q depende: 1
(a) apenas de q1
(b) apenas de q2
(c) apenas de q1 e r
(d) apenas de q2 e r
(e) de q1, q2 e r
Soluções para a tarefa
stabelece que a força eletrostática entre duas cargas elétricas é proporcional ao módulo das cargas elétricas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.
Lei de Coulomb e força elétrica
Charles Augustin de Coulomb (1736-1806) foi um físico francês responsável pela determinação da lei que descreve a força de interação entre cargas elétricas. Para tanto, Charles Coulomb fez uso de uma balança de torção, similar à balança que fora usada por Henry Cavendish para a
]\
ESPERO TER AJUDADO SOU PROFESSOR E MEU GANHO E ISSO AQUI
RESPOSTAS CERTAS AQUI ME DAO DINHEIRO
Resposta: Acredito que seja letra "e"
Explicação:
A lei de coulomb é a seguinte: ΙFΙ=
K = constante eletrostática( 9,0 × )
Q= um carga, pode ser q₁
q= outra carga, pode ser q₂
= a distancia entre elas.
- Perceba que a partir da formula você vê que a força depende das duas cargas e da distancia entre elas. Porém, quanto maior a distancia, menor será a força elétrica, concorda? Já que a distancia esta no denominador.
Ex: = 0,25
=0,2
- Veja nos exemplos acima, quanto maior o denominador( número de baixo), menor o resultado da fração. Assim acontece com a força.
- Agora com as cargas( q₁ e q₂ ) é diferente, pois quanto maior elas forem, maior será o valor da força elétrica, pois elas estão multiplicando-se.
Obs: a força elétrica está em modulo, ou seja, o valor será positivo independente dos valores das cargas. Logo você até deve usar só os valores das cargas(q₁ e q₂) sem os sinais na fórmula.