duas características da forma de produção da agricultura itinerante
Soluções para a tarefa
Resposta:É normalmente aplicada em áreas de agricultura descapitalizada em que o agricultor não é o proprietário do terreno, mas apenas um ocupante temporário de terrenos devolutos ou particulares.
O facto de não existirem recursos humanos e técnicos suficientes para explorarem terrenos de grandes dimensões leva a que quase sempre a agricultura itinerante seja praticada em pequenas e médias propriedades, geralmente próximas da residência do agricultor (embora também seja possível encontrar ocasionalmente agricultura itinerante em grandes latifúndios).
Este género de agricultura tradicional caracteriza-se por ciclos de uso e pousio de terrenos abertos usando descontroladamente técnicas rudimentares. É uma agricultura considerada nómada, devido ao facto de os agricultores se deslocarem de terreno em terreno e por isso se chama "Itinerante".
O baixo nível tecnológico desta forma de agricultura implica o uso de métodos tradicionais transmitidos oralmente de geração em geração. Trata-se de um tipo de agricultura para principiantes onde a mão-de-obra é frequentemente familiar e com recurso ao trabalho infantil.