DTAs ou Doenças Veiculadas por Alimentos (DVAs) podem ser causadas por diversos fatores, dentre eles, inúmeros microrganismos ou produtos resultantes do seu metabolismo, como toxinas, aminas biogênicas e parasitos. E importante considerar produtos químicos como antibióticos, agrotóxicos, aditivos, metais pesados, entre outros, pois podem causar danos, acima dos limites máximos descritos na legislação, para quem os consome, trazendo perigo a saúde.
GAVA, A. J. et al. Tecnologia de alimentos. NBL Editora, 2009.
Com base no contexto apresentado acerca das DTAs, avalie as assertivas como um profissional da área de alimentos.
I. A determinação da origem das doenças alimentares é um processo super simples, pois geralmente não está relacionada a diversos fatores ligados a cadeia epidemiológica de enfermidades transmissíveis.
II. São alguns fatores associados as DTAs: as mudanças das características demográficas de certas regiões; o crescente aumento das populações; a existência de grupos populacionais vulneráveis ou mais expostos.
III. Quando se avalia as elevações do número de casos de certas doenças, o sistema de vigilância, frequentemente, não sabe o que motivou essa elevação, pois nem sempre há uma causa comum evidente.
IV. É necessário que a equipe de vigilância investigue, em bases científicas, para identificar a causa e tomar medidas para controlar o surto e prevenir novos casos.
Estão corretas as assertivas
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
As afirmações corretas são I, III e IV.
Doenças transmitidas por alimentos (DTA) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTA no mundo, sendo que a maioria delas são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas.
Em Saúde Pública, frequentemente observam-se elevações do número de casos de certas doenças não se sabendo o que motivou essa elevação.
Espero ter ajudado.
Ligado:
Ler a pg. 26 do livro
Perguntas interessantes