Drusos protestam contra lei que define Israel como Estado judeu
Minoria tradicionalmente leal ao governo israelense lota centro de Tel Aviv
TEL AVIV — Uma multidão de Drusos protestou neste sábado em Tel Aviv contra a controvertida nova lei que define Israel como um Estado exclusivamente judeu — e que é vista como discriminatória por parte da esquerda, por cidadãos árabes de origem palestina (20% dos 8,7 milhões de israelenses), os próprios drusos (2%), cristãos (2%) e outros povos no país. Segundo a imprensa local, cerca de 50 mil pessoas participaram da marcha, em que manifestantes acusavam o governo israelense de torná-los cidadãos de segunda classe.
Portando bandeiras comunitárias e israelenses, os manifestantes desfilaram pela Praça Rabin, no coração de Tel Aviv, entoando gritos de "Igualdade!". A minoria drusa, composta por 130 mil pessoas que vivem sobretudo no Norte de Israel, pede que a Suprema Corte se pronuncie sobre o texto legislativo aprovado em 19 de julho com o apoio do premier Benjamin Netanyahu.
Fonte: Drusos protestam contra lei que define Israel como Estado judeu. O Globo, 04/08/2018 18:56 atualizado 04/08/2018 19:30. Disponível em :https://oglobo.globo.com/mundo/drusos-protestam-contra-lei-que-define-israel-como-estado-judeu-22950338 Acesso em 22/09/2018. Adaptada.
Conflitos envolvendo Israel e organizações islâmicas ocupam a maior parte do noticiário ocidental sobre o Oriente médio, a realidade regional, porém, possui múltiplas faces pouco conhecidas no ocidente. A dinâmica de sustentação política entre as religiões e etnias é uma dessas faces.
Tendo a reportagem exposta como base para a reflexão, assinale a alternativa correta:
A
Etnias e religiões são praticamente os únicos fatores que explicam o contexto atual da política israelense.
B
As minorias religiosas possuem papel secundário na governança e capacidade de organização política no Estado de Israel.
C
Múltiplas forças sustentam a estabilidade do governo de Israel, não existindo posições totalmente hegemônicas entre os judeus.
D
A oficialização de uma religião resultaria na diminuição dos conflitos, ao estabelecer onde cada fé será professada.
E
Os protestos contra Benjamin Netanyahu evidenciam a falta de legitimidade do conservadorismo israelense.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Olá,
A ) Etnias e religiões são praticamente os únicos fatores que explicam o contexto atual da política israelense.
Sabemos que existem diversos problemas que envolvem Israel e o oriente médio, e que são todas basicamente voltadas ao conflito entre etnias e religiões que dominam as políticas que existem dentro desse local, sendo de total interesse das pessoas.
O que torna o conflito mais difícil de ser resolvido, porque envolve as crenças das pessoas, ou seja, a sua fé em determinado assunto e para que esses conflitos sejam resolvidos as partes teriam que ceder um pouco em sua fé.
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás