Drucker traz algumas perguntas fundamentais para respondermos, de forma a nos posicionarmos em relação a nossas competências pessoais. São perguntas que podemos nos fazer a qualquer momento, de maneira a provocar uma reflexão que sirva para movimentar nossa cognição em direção à autogestão e excelência pessoal. Elas englobam nossas características pessoais, nossos valores e a forma como nos relacionamos com o trabalho, bem como que tipo de contribuição podemos prestar.
Sobre o conceito de positividade, avalie o seguinte conjunto de afirmações:
I. Precisamos avaliar constantemente quais são nossos pontos Fortes e capacidades essa avaliação é periódica nossas capacidades são dinâmicas e a qualquer momento podem ser úteis para novas configurações de negócio que surgem no mercado.
II. No século passado as pessoas iniciavam suas carreiras em organizações em busca de formação e conhecimento que não era fornecido pelas universidades. Hoje o acesso a essa informação está amplamente facilitado por meios digitais. A grande decisão de iniciar a carreira em uma corporação tem cada vez mais a ver com a decisão de nos sentirmos melhores trabalhando sozinhos ou em grupo.
III. Ao decidir por uma carreira e por nosso potencial de contribuição para a sociedade, precisamos ter horizonte de longo prazo. A construção de uma carreira de sucesso se dá etapa por etapa e saber onde queremos chegar encurta a caminhada.
IV. É fundamental realizar inventários para conhecer seus valores pessoais e avaliarmos se o modelo de carreira ou organização em que você atua e sua vida em geral estão em consonância com esses valores.
Considerando as afirmações apresentadas, são descrições corretas do entendimento de Drucker:
Escolha uma:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa correta: I, II e IV, apenas.
Explicação:
I. Precisamos avaliar constantemente quais são nossos pontos Fortes e capacidades essa avaliação é periódica nossas capacidades são dinâmicas e a qualquer momento podem ser úteis para novas configurações de negócio que surgem no mercado. Correto.
II. No século passado as pessoas iniciavam suas carreiras em organizações em busca de formação e conhecimento que não era fornecido pelas universidades. Hoje o acesso a essa informação está amplamente facilitado por meios digitais. A grande decisão de iniciar a carreira em uma corporação tem cada vez mais a ver com a decisão de nos sentirmos melhores trabalhando sozinhos ou em grupo. Correto.
III. Ao decidir por uma carreira e por nosso potencial de contribuição para a sociedade, precisamos ter horizonte de longo prazo. A construção de uma carreira de sucesso se dá etapa por etapa e saber onde queremos chegar encurta a caminhada. Incorreto: os ciclos de vida de profissões e organizações estão cada vez mais curtos, além da expectativa de vida das pessoas ter-se ampliado. É comum diversas transições de carreira ao longo de nossa vida, além de sempre termos que estar atentos a novas tendências e oportunidades.
IV. É fundamental realizar inventários para conhecer seus valores pessoais e avaliarmos se o modelo de carreira ou organização em que você atua e sua vida em geral estão em consonância com esses valores. Correto.