Drone? Importância, e utilização dentro da geografia3;
Soluções para a tarefa
Resposta:
Desde que começaram a ganhar força no mercado do Brasil, a partir dos idos de 2000, com investimentos tanto da Embrapa, especialmente para utilização em agricultura de precisão, quanto do Exército e da Aeronáutica, para utilização na defesa nacional, muitos drones começaram a ser desenvolvidos, com investimento nacional, ou adquiridos de empresas estrangeiras, para serem utilizados no setor elétrico, de meio ambiente, segurança pública, entre outras áreas.
Os usos são os mais diversos. Por ser não tripulado e proporcionar identificação de problemas sem colocar vidas em risco, o drone pode ser usado para levantamento de áreas atingidas por desastres naturais ou guerras, e pode ser usado para monitorar fronteiras e áreas de difícil acesso em florestas ou regiões pantanosas. Nesse caso, o drone cumpriria uma função bem nobre e heroica, que facilitaria muito as atividades de resgate e certamente salvaria vidas. Inclusive, em janeiro deste ano, na Austrália, um drone foi utilizado no salvamento de pessoas pela primeira vez, e com muito sucesso.
O drone também pode ser utilizado, com menor custo, mais rapidez e menor risco, para monitoramento de propriedades rurais e georreferenciamento, inspeção de obras e de grandes estruturas lineares, como linhas de transmissão ou ferrovias, e para a segurança pública, sobretudo em grandes centros urbanos.
Por ser pequeno, menos oneroso, tanto em consumo quanto em matéria-prima, e apresentar riscos menores ao espaço aéreo do que os apresentados pelas aeronaves de grande porte, o drone está se popularizando cada vez mais e tende a ganhar espaço no dia-a-dia das cidades e pessoas.
Entraves existem, especialmente com relação a tudo que é novo e avant-garde. Mas, sem dúvida alguma, o futuro não muito distante será o de muitos drones voando por aí, fazendo trabalhos convencionais de forma cada vez mais rápida, segura e eficiente.
Explicação: