Doze discos são colocados sobre um círculo C de raio 1. Esses 12 discos cobrem C, não havendo superposições de discos e todos eles são tangentes aos seus vizinhos, como mostra a figura a seguir. A soma das áreas dos discos pode ser escrita na forma π (a - ), em que a, b e c são inteiros positivos, e c não é divisível pelo quadrado de nenhum primo. Calcule e assinale a + b + c. (A) 228 (B) 238 (C) 133 (D) 135 (E) 149
Soluções para a tarefa
Se ligarmos o centro da circunferência a todos pontos de tangência dos discos, formamos 12 triângulos isósceles de altura 1 (ou seja, o raio) e a base mede a soma de dois raios de cada disco. Como o triângulo é isósceles, a altura traçada é mediana e bissetriz também. Como uma volta completa corresponde a 360 graus e dividimos esse ângulo em 12 triângulos, ou seja cada ângulo mede 360 ÷ 12 = 30.
Podemos encontrar a medida do raio r utilizando trigonometria.
Sabemos que:
Então:
Sabendo o raio, calculamos a área de um dos discos e igualamos a área de todos dividida por 12, ja que temos 12 discos de áreas iguais.
Encontramos então que
a = 84
b = 48
c = 3
Assim a + b + c = 84 + 48 + 3 = 135.
Aprenda mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/31863972
Mandou bem...
Resposta: Circunferência bom Podemos Analisar Que a é Muito Divisível Ao Que Vemos Na Imagem bom a Circunferência bom a resposta saira da seguinte forma:
como Vimos a um diametro Se Um Diametro é inferior A Circunferência Pode Ser algo Não corretamente superior oque vemos na Imagem
Então Foi Isso Duartebianca0 Espero Ter lhe ajudado!
Bons Estudos!