ENEM, perguntado por adriafarias69, 3 meses atrás

doutrinas das diferentes tradições religiosas e suas concepções de mundo,vida e morte. me ajudemmmmm​

Soluções para a tarefa

Respondido por luluzinhavulgo
3

Resposta:

Catolicismo

Para os católicos, morrer significa encontrar a passagem para a eternidade. A vida é transformada e não realmente tirada, sendo cada pessoa julgada pelos seus atos em vida: quando perdoada, alcança o céu. Ao ser tocada por Deus irá ressuscitar para a vida eterna. No entanto, caso seja condenada, a pessoa vai para o inferno.

Ainda de acordo com os conceitos de morte e religião, no catolicismo acredita-se que algumas almas devem ser limpas e purificadas por meio de uma experiência de sua existência, passando então pelo purgatório.

Os católicos não creem na reencarnação, já que acreditam no céu, purgatório e inferno. Sendo alma e corpo uma coisa só, com somente três destinos, onde apenas no céu se conquista a eternidade.

 

Evangélicos

Já para os evangélicos a morte consiste em um fenômeno natural, que ocorre apenas uma vez, e acredita-se que o corpo é separado do espírito, isto é, o que é matéria retorna ao pó, e o espírito retorna ao Senhor.

Para os cristãos evangélicos, ainda que a morte de um ente querido seja um momento doloroso, isso não significa a perda, e sim ganhar uma nova vida no céu, sem sofrimentos.

Espiritismo

Os espíritas acreditam na reencarnação, que viemos de um plano espiritual e para ele voltaremos. Para essa doutrina a morte não existe, é somente uma passagem para a verdadeira vida, como um passaporte que nos leva para encarnar em outro corpo, isto é, a volta do espírito para outra vida, em uma nova história e contexto, permitindo assim a evolução.

De acordo com o Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, a reencarnação é necessária para seguir adiante no caminho da evolução. Onde as pessoas boas evoluem rapidamente se aproximando do criador, e outras evoluem mais devagar por não praticarem o bem, recebendo a oportunidade de melhorarem em cada reencarnação.

No espiritismo, acredita-se que a consciência seja eterna, e a morte consiste na volta da alma para o plano espiritual, onde ficará até que esteja preparada para retornar em uma nova encarnação.

 

Budismo

Assim como os espíritas, os adeptos do budismo acreditam na reencarnação, creem que o espírito retorna em outro corpo após a morte e são as ações em vida que determinam em que escala evolutiva você voltará. Para Buda, a morte e também a reencarnação podem ser comparadas ao ciclo de repouso, onde dormimos, sonhamos e então acordamos.

Na relação entre morte e religião da crença budista , a reencarnação se repete até que o espírito consiga se libertar do carma, que é a lei de causas e efeitos do que fazemos. Além disso, é necessário desenvolver o desapego de todas as coisas materiais, purificar os pensamentos, praticar o bem e evitar o mal para então alcançar a libertação e plenitude.

 

Candomblé

O candomblé é uma religião de matriz africana que crê na continuidade da vida através de ori (uma força vital e imortal), sendo essa a parte eterna de um ser.

Os praticantes do candomblé acreditam que a morte não seja o fim e sim uma mudança de plano de existência e de estado, no qual ao morrer, o espírito se dirige a outra dimensão, unindo-se a outros espíritos, orixás e guias.

Além disso, uma interessante característica dessProtestantismo

Para os protestantes aa religião é que, no candomblé, não é permitida a cremação do corpo. Este deve ser enterrado, visto que, retornar à terra permite a realização completa do ciclo da vida.

 

morte é apenas uma passagem para a vida em comunhão com o Senhor, até que aconteça a ressurreição do corpo.

Existe a crença em céu e inferno, porém diferentemente dos católicos, o julgamento acontece pelo amor e pela fé da pessoa em Deus, isto é, o julgamento não ocorre pelas atitudes em vida.

Judaísmo

A relação morte e religião é vista com grande naturalidade para o judaísmo, pois para essa doutrina, a alma é eterna, e a preocupação real é com a vida. A morte significa somente o fim do corpo.

Além disso, os judeus acreditam que a morte terá influência do que fizemos em vida, e aqueles que ficam é que sofrem os efeitos das ações realizadas por quem partiu.

Assim como no candomblé, não é permitida a cremação do corpo, e uma curiosidade da religião é que todo o preparativo do enterro é realizado pela comunidade. Os voluntários é que cuidam de todo o processo para aliviar a dor da família.

 

 

Explicação:

Perguntas interessantes