Dou todos meu pontos para quem fizer fazer um resumo de cada capitulo do livro " um estudo em vermelho" de Sherlock Holmes.
Soluções para a tarefa
Um estudo em vermelho
( Sir Arthur C. Doyle )
• O romance está dividido em duas partes: Na primeira é Watson quem narra; na segunda é um observador.
Parte I - Reimpressão das memórias do Dr. John H Watson, ex-oficial do departamento médico do exército britânico.
Capítulo 1. O sr. Sherlock Holmes - Conta como Watson conheceu Holmes, apresentado por um terceiro, em vista da necessidade de dividir as despesas de moradia. O capítulo traça um perfil psicológico e mesmo físico de Holmes.
Capítulo 2. A ciência da dedução - O capítulo em questão apresenta uma boa ilustração do método de Holmes. É apresentado um breve histórico do gênero policial, acima do qual o próprio Holmes é colocado.
Capítulo 3. O mistério de Lauriston Gardens - Dá-se início à investigação de um assassinato; Holmes e Watson comparecem à cena de crime, aonde o detetive dá mostras de toda a sua habilidade investigativa. O nome do defunto é Enoch. Depois de tomar notas, Holmes sai em busca do primeiro policial a chegar ao local. O capítulo mostra ainda a fina e mordaz ironia. com relação aos dois investigadores da Scothand Yard, Lestrade e Gregson.
Capítulo 4. O que John Lance tinha a dizer - O capítulo trata da audiência que Holmes teve com o primeiro guarda a chegar à cena de crime. Este conta sobre a presença de um homem bêbado ao qual não dera importância e que, segundo Holmes seria uma peça-chave do crime.
Capítulo 5. Nosso anúncio atrai um visitante - Holmes coloca anúncio em jornais a fim de atrair o tal referido no capítulo anterior. A fim de recuperar uma aliança que caíra do bolso do assassinado, o homem se traveste em uma senhora e consegue enganar Holmes e Watson.
Capítulo 6. Tobias Gregson mostra o que pode fazer – A investigação prossegue e um suspeito é detido por Gregson. Trata-se do filho da dona da pensão onde Enoch estivera hospedado. Conta-se que o tratamento descortês dado por esta à irmã mais nova do rapaz supracitado teria sido motivo de um acerto de contas. De tudo toma conhecimento Holmes e Watson, em seu apartamento, através de Gregson. No exato momento do relato, Lestrade chega ao apartamento e revela mais um assassinato, agora do secretário Drebber, a quem Lestrade tomara como suspeito. O nome do dito cujo era Joseph Stangerson.
Capítulo 7. Uma luz na escuridão – O último capítulo desta primeira parte se encerra com a captura do assassino, o cocheiro Jefferson Hape. A primeira parte não traz maiores esclarecimentos.
Parte II – A terra dos santos
Capítulo 1. Na grande planície alcalina - O foco narrativo ????? da 1° para a 3° pessoa. O espaço é a região central dos EUA. Um homem e uma criança andam pela região já sem esperança alguma de sobreviver. Um fato, no entanto, traz novas perspectivas. Um enorme grupo de mórmons cruza o caminho dos dois e as resgatam, sob a condição de que se convertam. Um dos integrantes da imensa caravana é o Stangerson, secretário assassinado na primeira parte do romance.
Capítulo 2. A flor de Utah - Com o passar dos anos, John Ferrier, o homem resgatado, se torna o homem mais próspero da comunidade dos mórmons. Sua filha, Lucy Ferrier, a menina do capítulo anterior, por sua vez, destaca-se entre todas as mulheres da sociedade como a de maior beleza. Certo dia, num,a cena clássica e clichê, a mocinha é salva de uma iminente morte por um rapaz, Jefferson Hope, por quem se paixona e por quem se compromete.
Capítulo 3. John Ferrier fala com o profeto – Surge um complicador para a união de Lucy e Jerfferson. Um dos quatro profetas, Young fez graves ameaças a John se este não entrega a mão de sua filha a um dos filhos de Stangerson ou de Drebber, que aparece na comunidade pela 1° vez.
Capítulo 4. Fuga para a vida – O capítulo narra apenas a fuga de Ferrier e sua filha , ajudadas por Hope. Os pretendentes de Lucy , que morrem na 1° parte, são os filhos de Stangerson e Drebber.
Capítulo 5. Os anjos vingadores – O leitor fica sabendo assim porque Holpe assassinara os dois mórmons em Londres: Vingança. Nesse capítulo encerra-se a narrativa em 3° pessoa. Ao final, o narrdor remete o leitor ao diário do Dr. Watson e lhe presta reverência. Quem seria esse narrador onisciente?
Capítulo 6. Continuação das memórias do Dr. John Watson – Praticamente todo o capítulo constitui-se do depoimento de Hope, no qual dá detalhes da perseguição que implementa por 20 anos. Os assassinatos são descritos com algum detalhe. Interessante perceber que Hope se considera, como os detetives que o prenderam não um assassino ou homicida, mas um instrumento da justiça.
Capítulo 7. Conclusão – No capítulo de conclusão os detalhes da investigação são revelados. Interessante notar como o formato narrativo se alinha do gênero policial. Cada peça comparando um tabuleiro de causas e consequências. O leitor experimenta a posição do próprio detetive, ao transitar pelas partes (pistas?) que constituem o todo (crime ?)
Espero que tenha ajudado!