Administração, perguntado por anonimooo4, 9 meses atrás

DOU MLR RESPOSTA PRA QUEM ME AJUDA

URGENTE

Quais os exemplos de onde dá pra aplicar os 4 tipos de Leiaut?​

Soluções para a tarefa

Respondido por sarasousa5678
0

Resposta:

1. Layout linear

Nesse modelo o maquinário fica lado a lado e favorece um sistema produtivo em massa, ou seja, em larga escala e com baixa variedade de produtos em uma linha de produção. Estas linhas são normalmente dedicadas para a produção de um tipo exclusivo de produto. Dessa forma, tudo acontece sempre da mesma maneira em uma sequência única. Apesar de bastante engessado, é muito eficiente para a produção em massa de um mesmo produto, pois exige pouco dos operadores (o comando é sempre o mesmo).

A disposição linear é interessante porque também favorece esse processo automatizado. Fica óbvio que, após uma etapa finalizada, o natural seja que ela passe para a seguinte. Muitas vezes as máquinas estão ligadas por esteiras que favorecem essa produtividade. A única desvantagem, no entanto, é a quase impossibilidade de realizar adaptações, já que é um sistema fixo.

2. Layout funcional

Nesse tipo de Layout de fábrica o maquinário e os processos ficam divididos por tipo, criando um setor com máquinas destinadas a mesma área. Por exemplo, um produto que após fabricado precise de pintura, há um setor exclusivo onde todo o maquinário para esse fim está armazenado junto. Este layout é mais utilizado para produção em lotes (batelada). A vantagem é que a fábrica pode ter variabilidade de produtos. Varia-se apenas a sequência de locais os quais a peça precisa passar. Outro benefício é o agrupamento de profissionais de um mesmo setor em um único lugar. Isso facilita a troca de informações e a parceria entre eles. Em contrapartida, dividir o ambiente por função acaba muitas vezes dificultando o diálogo entre setores diferentes, o que pode ocasionar muitas vezes erros de execução por falha na comunicação.

3. Layout celular

É um híbrido entre linear e funcional. Ao mesmo tempo que fica dividida por setores, também segue uma lógica de produção com o objetivo de diminuir o tempo de atravessamento de um produto na linha de produção/montagem. Este modelo de Layout fabril aumenta a velocidade do sistema e agrega flexibilidade no sistema produtivo, já que as células de manufatura podem produzir produtos diferentes e atender a demandas que uma linha seriada não conseguiria.

4. Layout posicional

Como já mencionamos, muitas vezes a natureza do produto é que obriga a adaptação do Layout de fábrica. Nesse tipo de configuração o produto permanece parado enquanto os colaboradores trabalham nele. É utilizado para sistemas produtivos por projeto, como um navio ou uma aeronave. É interessante quando o produto é de grande e a movimentação dele pode prejudicar a montagem. O maquinário é específico para esse tipo de produção e favorece a movimentação dos operadores ao redor do produto.

Nesses casos, dificilmente a fábrica trabalha com outros tipos de Layout de fábrica. O que pode ocorrer é que a produção de algumas peças obedeça outras lógicas e a montagem do produto final seja feita dessa forma.

Explicação:

Espero ter ajudado❤

Perguntas interessantes