História, perguntado por Jpmtg077, 4 meses atrás

*DOU MELHOR RESPOSTA PARA QUEM RESPONDER PRIMEIRO.

Sobre a Revolução Liberal do porto e seus desdobramentos é INCORRETO afirmar que: *

Insatisfeitos com as atitudes de D. João (abertura dos portos brasileiros etc.), os portugueses fizeram a Revolução Liberal do Porto (1820).

Os revolucionários portugueses de 1820 convocaram as Cortes Constituintes, que decidiram pela volta imediata de D. João VI para Portugal.

Pressionado por tropas militares portuguesas, D. João VI resolveu voltar para Portugal, mas deixou seu filho, Pedro, como príncipe regente do Brasil.

Políticos da elite do Centro-Sul do Brasil passaram a exigir a volta de D. Pedro para Portugal, enquanto as Cortes portuguesas lutavam para que ele permanecesse no Brasil.

Em 9 de janeiro de 1822 (Dia do Fico), D. Pedro recebeu um manifesto com mais de8 mil assinaturas pedindo que ficasse no Brasil e concordou em ficar.

Soluções para a tarefa

Respondido por lu7193
7

Resposta:

Políticos da elite do Centro-Sul do Brasil passaram a exigir a volta de D. Pedro para Portugal, enquanto as Cortes portuguesas lutavam para que ele permanecesse no Brasil. INCORRETA

Pois os brasileiros não queriam que D. João voltasse para Portugal com receio de virar colônia de novo e os portugueses queriam a volta imediata de tal.

Perguntas interessantes