Geografia, perguntado por Nicolykethellem12, 5 meses atrás

*DOU COMO MELHOR RESPOSTA*

5) Oque é uma depressão relativa?

6) Quais são as principais depressões do relevo brasileiro?

7) Oque são planaltos?

8) Quais são as formas variáveis dos planaltos?

9)Quais são os planaltos mais extensos do relevo brasileiro?

Soluções para a tarefa

Respondido por mariagiovannard12
2

Resposta:

5) A depressão é uma forma de relevo com irregularidades, que possui leve inclinação por conta do desgaste ocorrido em decorrência à ação do vento e da água e altitude que pode ir de 100 a 500 metros. As depressões, podem ser formadas tanto de rochas cristalinas quanto de rochas sedimentares.

6) Os principais exemplos de depressões brasileiras são: Depressão Sertaneja e do São Francisco, Depressão Cuiabana, Depressão Periférica Sul-Rio-Grandense, Depressão do Araguaia, Depressão Amazônica, entre outras.

7) Planalto, também chamado altiplano ou platô, é a classificação dada a uma forma de relevo constituída por uma superfície elevada, com cume quase nivelado, geralmente devido à erosão eólica ou pelas águas. São como topos retos, superfícies topográficas, que podem ser regulares ou não.

8) Podemos classificar os planaltos em três tipos: Planaltos formados por rochas de origem sedimentar (sedimentares); Planaltos formados a partir de uma rocha de origem vulcânica (basálticos); Planaltos formados por rochas de origem metamórfica e magmática (cristalinos).

9) Os mais extensos planaltos brasileiros são os planaltos e chapadas das Bacia do Paraná, planaltos e chapadas da Bacia do Parnaíba, e planaltos e serras do Atlântico Leste-Sudeste.

espero que ajude


Nicolykethellem12: obgdddd
mariagiovannard12: de nada
Perguntas interessantes