Português, perguntado por luuuuisa, 8 meses atrás

DOU 50 PONTOS Me ajudem!!! preciso de uma redação sobre o tema "A importância da educação financeira no Brasil do século 21" ,eu to viajando e não tem como eu fazer

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por cintiaambiental31
26

Resposta:

A educação financeira constitui um dos principais mecanismos necessários para a organização monetária do indivíduo em sociedade. No Brasil, entretanto, a industrialização tardia propiciou aos brasileiros a necessidade do consumo, contrapondo-se à organização equilibrada de suas finanças. Nesse sentido, convém analisar a importância de ensinar a população a controlar gastos, além de consequências da má gestão financeira pessoal. Inicialmente, observa-se a importância do ensino sobre gastos desde a infância. Segundo Rousseau, filósofo iluminista: " O homem é o produto do meio", ou seja, o indivíduo reproduz em suas vidas àquilo que vivencia no cotidiano, isto é, o consumo exacerbado cada vez mais estimulado pelos meios de comunicação. Dessa forma, as pessoas passam a ignorarem, por exemplo, a necessidade de investirem em itens importantes como contas de água e luz, priorizando todavia, a aquisição de bens materiais nem tão necessários, como o uso de roupas de grifes, que oneram o orçamento.

Outrossim, uma das consequências no descontrole do consumo refere-se ao aumento no número de inadimplentes no país. Segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em 2018 o Brasil apresentou 41% da população ativa com CPF negativado devido a contas atrasadas. Desse modo, é imprescindível ensinar os brasileiros a controlarem o orçamento familiar com o intuito de diminuir gastos supérfluos.

Portanto, a educação financeira é de grande importância para o equilíbrio dos gastos do cidadão.O Governo deve implementar de forma mais efetiva o ensino financeiro nas escolas com a contratação de profissionais que estejam qualificados a ensinarem aos alunos o valor do dinheiro.Além disso, o Governo deve conscientizar a população, por meio do financiamento de campanhas educativas, a consumirem de forma equilibrada. Espera-se, pois, que os brasileiros aprendam a gastarem de forma consciente.

Respondido por sommepaula
1

Uma boa argumentação é fundamental no desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo de qualidade. Fatos, dados de pesquisas, opiniões de especialistas, citações e afins são imprescindíveis.

No entanto, a fim de que um bom texto seja desenvolvido, é necessário conhecer algumas diretrizes fundamentais.

Sobre o texto dissertativo-argumentativo.

  • No parágrafo de introdução espera-se haja a apresenteção do tema e a exposição do ponto de vista - ou tese - que será desenvolvido nos dois parágrafos subsequentes.
  • Deve haver dois parágrafos de desenvolvimento. Neles o ponto de vista (ou tese) deve ser fundamentado. Para tal, utilizar citações de autoridades no assunto, fatos históricos, conceitos teóricos reconhecidos, dados de pesquisas, notícias de jornais e revistas consagrados. Depois disso, é necessário analisar sua fundamentação relacionando-a à tese estabelecida.
  • No parágrafo de conclusão o ponto de vista e os argumentos do desenvolvimento devem ser retomados com um fechamento do texto. O texto elaborado para o Enem, no entanto, é diferente.
  • No texto elaborado para o Enem, é necessário que haja uma proposta de intervenção no parágrafo de conclusão.
  • A proposta de intervenção deve contar com os seguintes elementos: Agente - Os agentes transformadores da sociedade (dentre os principais estão o Governo, as ONGs, a mídia, o indivíduo, a família, a escola e a sociedade); ação (a mudança que será proposta); modo (como será feita tal transformação) e efeito (o resultado de sua sugestão de solução).
  • No texto dissertativo-argumentativo, é recomendável que haja, no parágrafo de introdução, cinco linhas, oito linhas nos de desenvolvimento e cinco no de conclusão.
  • A primeira pessoa do discurso não deve ser utilizada nesse gênero textual.
  • Os recursos de coesão referencial e sequencial devem ser bem utilizados, incluido os mecanismos de articulação entre os parágrafos.
  • A norma culta deve ser obedecida.
  • Evite construir períodos longos. Eles podem resultar em falta de clareza e ambiguidade.Períodos curtos diminuem consideravelmente o risco de possíveis problemas com conjunções, vírgulas e concordâncias.

Observando essas diretrizes é possível que se construa um ótimo texto dissertativo-argumentativo.

Aprenda mais sobre o texto dissertativo-argumentativo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/40391371

Anexos:
Perguntas interessantes