Português, perguntado por thataimenezes, 11 meses atrás

dou 20 pontos


quero um resumo de 10 linhas do livro O diabo e outras historias


thataimenezes: me ajudem

Soluções para a tarefa

Respondido por ylima6793
13

Resposta:

O livro começa com o conto "Três Mortes", que, obviamente, narra a história de três mortes: uma senhora nobre, um cocheiro e uma árvore. Os três não tem nenhuma relação entre si, somente o sentido que o autor quer passar da concepção de que para morrer, basta estar vivo. Nesse conto é muito interessante observar o cuidado de Tolstói ao enfatizar o modo como cada personagem morreu.

A narrativa da morte da senhora é a maior, deixando margem pra interpretarmos que morreu de acordo com o espaço que possuía na sociedade, diferentemente do cocheiro e da árvore, que suas narrativas foram bem reduzidas, ou seja, não possuem espaço na sociedade de "castas".

No segundo conto "Kholstomér", Tolstói descreve os sentimentos humanos de uma forma muito realista e perspicaz, narrando detalhes de sentimentos de uma maneira bastante delicada e difícil, como raros autores conseguem. Esse conto apresenta um aspecto bem interessante quando o autor descreve a perplexidade do cavalo ao não entender porquê o chamam de propriedade do homem. Então ele entende que afirmar que isso lhe pertence, representa mais sentido do que fazer algo para manter essa posse.

Em "O Diabo", a forma como Tolstói vai descrevendo os fatos, a vida dos personagens e o desfecho que dá a cada capítulo, deixa o leitor com a sensação de que algo maior está prestes a acontecer. E realmente está. Tolstói consegue transformar uma história que poderia ser banal, igual a qualquer outra, em uma narrativa incrível, mergulhando nos aspectos psicológicos do personagem de uma maneira muito envolvente. O enredo do conto gira em torno de uma alucinação amorosa, daí a explicação do título. No final, o autor escreve um final alternativo, mas o original é melhor.

Um dos contos mais interessantes e complexos do livro é "Falso Cupom", que mostra como uma determinada atitude pode desencadear uma série de eventos alterando o modo de vida das pessoas. Ele é complexo de interpretar e também de ler. É também o conto mais longo e confuso, já que tem vários personagens e acabamos esquecendo quem é quem. A narrativa envolve uma série de fatos que viram uma bola de neve de acontecimentos. O desfecho é um dos melhores, enlaçando e cruzando a vida de todos os envolvidos.

Por fim, "Depois do baile verde", é sobre um homem apaixonado que após presenciar uma estranha cena, remete a mulher que ama gerando diversas conclusões igualmente bizarras. Nesse conto, Tolstói tenta mostrar que a teoria de que o meio determina tudo realmente é concreta.

Ah, não podia deixar de comentar do cuidado e capricho que a editora Cosac Naify teve com a diagramação do livro. Uma folha de rosto linda envolvendo a capa cuidadosamente bem feita, revisão e margem exemplares. Um livro lindo para se dar de presente, pois possui uma apresentação perfeita.

Perguntas interessantes