DOU 20 PONTOS !
Explique como foi a administração colonial portuguesa nas Américas (Brasil), destacado as fases de colonização e os aparatos administrativos.
2º) Fale sobre a Economia Açucareira, destacando o cultivo e a questão da mão-de-obra.
3º) Por que os europeus resolveram utilizar a mão-de-obra africana a partir da segunda metade do século XVI?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a administração colonial foi conduzida pelo imperio através das capitanias hereditarias, onde o imperador confiava a nobres regiões do territorio brasileiro a fim de que seus beneficiarios promovessem a exploração e colonização.
Três capitanias deram origem a economia açucareira no Brasil, são essas Bahia, Pernambuco e São Vicente. O sistema de produção era baseado em Plantation, um sistema de monocultura, ou seja, imensos engenhos e fazendas preparados para cultivar e manufaturar apenas um produto.
Através do pacto colonial, portugal garantiu que toda a materia produzida na colonia seria comercializada unicamente com a metropolo, assim sendo, Portugal distribuía o produto para a Europa obtendo lucros.
Apesar de possuir empregados assalariados, o sistema de Plantation funcionou utilizando-se principalmentr de mão de obra escrava devido a seu baixo custo e por conta das facilidades logística, visto que os navios negreiros aportavam principalmente onde existiam essas culturas.
A exportação de açúcar entrou em declinio a partir do século XVII quando os holandeses passaram a cultivar cana de açúcar nas Antilhas e exportar essa especiaria para a Europa.