História, perguntado por cranio456, 9 meses atrás

DOU 20 PONTOS E SE RESPONDER CERTO DOU COROAA



O pronunciamento Jose Sarney convoca o povo para ajudar a tomar a decisão grave e difícil. Que decisão é essa?

Soluções para a tarefa

Respondido por heeloisa2008
0

Resposta:

governo de José Sarney foi inicialmente marcado pela frustração político-ideológica da volta à democracia com a morte de Tancredo Neves. Ocupando o posto de vice-presidente, Sarney foi o primeiro civil a tomar posse do governo presidencial após os anos da ditadura. Historicamente ligado às tradicionais oligarquias nordestinas, o governo José Sarney tinha a difícil missão de recuperar a economia brasileira sem abrir mão dos privilégios das elites que apoiavam.

Buscando contornar a crise da economia, Sarney montou uma equipe econômica contrária a antiga política econômica do período militar. A nova equipe foi responsável pela criação, em 1986, do Plano Cruzado. Adotando políticas de controle dos salários e dos preços, o governo esperava conter o desenfreado processo de inflação que assolava a economia brasileira. No primeiro instante, os objetivos desse plano foram alcançados: a inflação atingiu valores negativos, o consumo aumentou e os fundos aplicados foram lançados na economia.


heeloisa2008: peguei do google
cranio456: mas vc n fez o q eu pedi
cranio456: vc so copiou
heeloisa2008: eu sou sua empregada pra fazer oq vc pede
heeloisa2008: não
cranio456: ta
heeloisa2008: estou joguei no Google e colei a resposta
cranio456: mas tipo, nao vou te dar a coroa
heeloisa2008: ninguém da mesmo
cranio456: pse neh
Respondido por sahianesouza73
1

Resposta:

O SR. JOSÉ SARNEY (PMDB - AP. Pronuncia o seguinte discurso. Com revisão do orador.) - Querida e ilustre Presidente, Senadora Heloísa Helena; Srªs Senadoras, Srs. Senadores, ocupo a tribuna nesta tarde para recordar que no dia 28 de fevereiro de 1986, portanto há 20 anos, foi editado o Plano Cruzado, que considero uma das mais importantes e corajosas medidas tomadas no Brasil para proteger os pobres e o povo brasileiro.

Quando assumi a Presidência, a nossa economia estava numa situação extremamente difícil. Tínhamos um déficit de 60% do nosso orçamento. Hoje, fala-se num déficit de 4 e até de superávit. Pode-se, então, avaliar o que era. A nossa despesa era de 201 trilhões (com a moeda de então) e de 112 trilhões a nossa arrecadação.

Pesava também a dívida externa, que, naquele tempo, era impagável. Os anos 80, chamados de a “década perdida”, de certo modo foram assim considerados, não pelos países da América Latina e, sim, porque os Estados Unidos, para solucionarem os problemas internos da sua economia, elevaram os juros a níveis estratosféricos, que incidiram sobre as dívidas desses países, tornando-as impagáveis e desmoronando totalmente as economias da região.

Também devemos recordar que ainda estávamos com os efeitos da crise do petróleo de 1976, e, portanto, com uma inflação estava muito alta - naquele ano 300% -, e com a perspectiva de marcharmos para uma superinflação ou para uma hiperinflação.

Perguntas interessantes