História, perguntado por AnnaJuSouza, 9 meses atrás

Dou 100 pontos por favor me ajudem!

“Segundo a tradição, Rómulo nomeou 100 senadores, Tulo Hostílio duplicou-os e Tarquínio elevou-os para 300, número que se manteve até Sula. Não há certezas sobre os seus poderes e forma de seleção, mas o processo usado seria mais flexível do que durante a República e dependeria da escolha do rei. ”BRANDÃO, José Luís. DELFIM, Leão. História de Roma Antiga: das origens à morte de César. Volume I. Durante a monarquia romana o rei era detentor de múltiplas funções. Apesar disso, o mesmo contava com o conselho de anciões, também chamado de Senado, que como observado no fragmento, possuía extrema importância política na sociedade. Essa instituição era composta basicamente por:


a) patrícios.

b) centúrias.

c) clientes.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
5

Resposta:

Alternativa A) Patrícios

Explicação:

A palavra patrício deriva do latim patres, designação dada a famílias cujos chefes tinham um lugar no Senado. O patriciado existiu ao longo de toda a história de Roma, desde o período régio até à queda do Império, e pouco se modificou em suas características básicas, embora seu poder e influência tivessem variado ao longo dos séculos. As famílias patrícias alegavam descender dos fundadores de Roma, sugerindo que seu prestígio antedatava a formação da cidade, quando a região era governada pelas principais famílias das antigas tribos itálicas, mas as origens desse sistema são incertas. Uma possível explicação é que surgiu como uma articulação política de famílias influentes, mas a motivação principal pode ter sido de natureza econômica ou social, como uma aliança de ajuda mútua entre famílias ligadas por laços de parentesco. O patriciado desde o início assumiu um caráter aristocrático, e constituiu a única nobreza de Roma até o fim da monarquia.

Os patrícios detinham vários privilégios governamentais, dentre eles a isenção de tributos, a exclusiva possibilidade de se tornarem soberanos de Roma e também a de serem magistrados, oficiais e senadores. Desempenhavam altas funções no exército, na religião, na justiça e na administração pública. Eram em geral grandes proprietários de terra e credores dos plebeus.[1] Na cidade habitavam num domus, uma grande e sofisticada residência, e em suas propriedades rurais, nas villas, casas senhoriais.

Originalmente patrícios não podiam casar com plebeus. Ao longo do tempo, com a extinção de muitas gentes, seu número se reduziu. Das cerca de 130 gentes patrícias originais, no ano de 367 a.C. restavam apenas 22, compostas por 81 famílias. No final da República eram 14 gentes, com cerca de 30 famílias, mas Júlio César instituiu uma lei possibilitando o ingresso de novas famílias

Abraços, espero ter ajudado! :)


AnnaJuSouza: muito obrigada!
Usuário anônimo: Não há de quê, Anna.
Respondido por ninaalves07
2

Resposta:

Patricios

Explicação:

A palavra patrício deriva do latim patres, designação dada a famílias cujos chefes tinham um lugar no Senado. O patriciado existiu ao longo de toda a história de Roma, desde o período régio até à queda do Império, e pouco se modificou em suas características básicas, embora seu poder e influência tivessem variado ao longo dos séculos.

Espero ter ajudado!!!


AnnaJuSouza: Obrigada
ninaalves07: de nada
Perguntas interessantes