Dos ouvintes de uma estação radiofónica, 37% ouvem o programa X, 53% ouvem o programa Y e 15 % ouvem ambos os programas.
Ao escolher aleatoriamente um ouvinte desta estação, qual é a probabilidade de ele escutar apenas o programa y , e de nao escutar nenhum destes programas
Soluções para a tarefa
Vamos analisar as informações dadas no texto.
--> "37% ouvem o programa X":
Se uma pessoa diz que ouve o programa X, não significa que ouça apenas este programa. Há duas possibilidades, portanto, ouve apenas X ou ouve ambos.
Assim, podemos montar a equação:
--> "53% ouvem o programa Y":
Semelhante ao dito anteriormente, a porcentagem de 53% engloba pessoas que ouvem apenas Y e as pessoas que ouvem ambos programas.
Assim, podemos montar a equação:
Como a porcentagem das pessoas que ouvem ambos programas é dada (15%), podemos achar as porcentagem de ouvintes exclusivos de X e exclusivos de Y:
Com isso, já podemos responder a primeira pergunta do texto.
Escolhendo aleatoriamente uma pessoa, haverá um probabilidade de 38% de chances dela escutar apenas Y, já que, do total (100%), há 38% de ouvintes exclusivos deste programa.
Continuando, precisamos achar a porcentagem de pessoas que não escutam nem A nem B.
Vamos montar então outra equação, a equação para o total de ouvintes.
O total de ouvintes (100%) deve ser igual a soma dos ouvintes exclusivos de A e exclusivos de B, dos ouvintes de ambos programas e daqueles que não escutam nenhum deles.
Assim, a probabilidade de se escolher uma pessoa que não escuta nenhum dos dois programas é de 25%, pois do total (100%) há 25% de pessoas que não escutam qualquer um dos dois programas.