Português, perguntado por Kochni, 10 meses atrás

Dos inúmeros narradores de tendência naturalista, o mais importante foi Aluísio Azevedo (1857-1913), que era também caricaturista e jornalista. Esta circunstância influiu na sua escrita e, quando avultou de maneira excessiva, comprometeu-a sob a forma de esquematização e sensacionalismo. Alguns dos seus muitos romances são apreciáveis, inclusive um dos primeiros, apesar dos traços melodramáticos, O Mulato (1881), estudo do preconceito de cor, tão odioso quanto irracional num país mestiço como o Brasil. Mais seco e melhor construído é Casa de Pensão (1884), violenta descrição dos descaminhos e da morte de um estudante. Mas ele só alcançou a maestria n’O Cortiço (1890), que denota influência direta de Émile Zola, sendo o único dos seus livros que se sustenta plenamente. CANDIDO, Antonio. Iniciação à Literatura Brasileira. São Paulo: Humanitas, 1999. Acerca da obra O Cortiço, de Aluísio Azevedo, analise as afirmações a seguir.
I. A narrativa engloba aspectos do naturalismo ao considerar que o meio social influencia diretamente na formação moral do indivíduo, indo ao encontro das teses deterministas bastante disseminadas no século XIX.
II. A obra O Cortiço é pioneira na abordagem das relações homoafetivas, representadas na história das personagens Pombinha e Léonie, a qual evoca mais uma vez a noção de que o ser humano pode se corromper a partir das relações que este estabelece com os outros em seu meio social.
III. O Cortiço funciona, também, como uma alegoria do panorama nacional brasileiro, visto que em sua narrativa temos a exploração do povo humilde, composto por pobres, negros, mestiços e imigrantes e por um estrangeiro.
IV. O romance foi concebido dentro de um método “científico”, ao passo que Aluísio Azevedo decidiu, antes de escrever sua obra, observar in loco como era a vida nos cortiços, o que reforça o caráter positivista de sua obra.
É correto o que se afirma em: Alternativas
Alternativa 1: I e IV, apenas.
Alternativa 2: I, II e III, apenas.
Alternativa 3: I, II e IV, apenas.
Alternativa 4: I, III e IV, apenas.
Alternativa 5: I, II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
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I é verdadeira.  O Cortiço (e os romances da escola naturalista, como um todo) defendia a tese de que o romance era diretamente responsável pela formação dos sujeitos.

II é verdadeira, sendo a relação de degradação da prostituição e o desenvolvimento das tendências homossexuais da personagem um verdadeiro "escândalo" para a época.

III é verdadeira. As personagens pobres do romance são exploradas por um ganancioso português.

IV é verdadeira, de modo a retratar, como uma máquina fotográfica, a realidade social brasileira.

É correta a alternativa 5.

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