Dos desdobramentos do pensamento de Marx em torno da problemática da liberdade, do Estado e da Propriedade é possível afirmar:
I - A vida se divide, por um lado, na comunidade política, vida pública, na qual se considera um ser coletivo, um igual, um ser formalmente livre; e, pelo outro, numa vida particular, privada, onde reina o ser egoísta, que considera os outro homens como meios, degradando-se a si mesmo e aos outros.
II - Só se pode chegar ao resultado de que um homem é igual aos outros se ignoramos as condições sociais nas quais vive, se o consideramos parte de uma comunidade etérea, ilusória e irreal.
III - Enquanto para Hegel o âmbito estatal era o lugar da realização da liberdade humana, o lugar onde a liberdade se fazia objetiva e se realizava positivamente, para Marx, o Estado, enquanto institucionalização das relações sociais, será um âmbito de alienação.
IV- O direito humano à propriedade privada, portanto, é o direito de desfrutar de seu patrimônio e dele dispor arbitrariamente sem atender aos demais homens, independentemente da sociedade, é o direito de interesse pessoal. Sociedade que faz com que toda pessoa encontre noutras pessoas não a realização de sua liberdade, mas, pelo contrário a limitação desta
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
x
Explicação:
x
Perguntas interessantes
Geografia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Sociologia,
7 meses atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás