Dos anagramas da palavra FELICIDADE, quantos apresentam as vogais e as consoantes intercaladas?
Soluções para a tarefa
Para intercalarmos vogais e consoantes podemos por espaços nos locais entre consoante, por exemplo, para não aparecerem consoantes juntas:
C_C_C_C_C_
Dessa forma temos que permutar 5 consoantes com 2 repetidas:
Note que o exemplo há uma consoante no começo, mas também há o caso de ter uma consoante no fim:
_C_C_C_C_C
Então dobramos o número desses anagramas:
Permutações de consoantes = 120
Agora pra pormos as vogais nos espaços basta permutá-las em quaisquer posições que sobram, se observar percebemos que o segundo caso é o mesmo que o primeiro, pois somente as consoantes mudaram de lugar, deixando fixas as vogais:
C_C_C_C_C_ = _C_C_C_C_C
Permutações de vogais = 30
Por fim, temos que qualquer dos grupos de consoantes podem ser juntados com um de vogais, logo, pelo principio multiplicativo, temos um total de:
30 × 120 = 3600 anagramas possíveis
Existem 3600 anagramas da palavra FELICIDADE que apresentam as vogais e as consoantes intercaladas.
Esta questão está relacionada com análise combinatória. Por meio da análise combinatória, é possível estudar e definir a quantidade de maneiras diferentes que um evento pode ocorrer. Dentre os métodos de análise combinatória, temos o arranjo, a permutação e a combinação, entre outros.
Os anagramas são todas as maneiras de escrever uma palavra mudando as letras de lugares. A quantidade de anagramas de uma palavra é calculada por meio do fatorial do número de letras existente.
Nesse caso, temos cinco vogais e cinco consoantes. Veja que a própria palavra FELICIDADE é um exemplo de um anagrama com as consoantes e vogais intercaladas.
A partir disso, temos cinco opções de vogal para a primeira letra e cinco opções de consoante para a segunda letra. Depois, para as próximas duas letras, temos quatro opções de cada, e assim, sucessivamente. Logo:
Contudo, veja que temos letras repetidas na palavra, sendo duas vezes a letra D, duas vezes a letra E e duas vezes a letra I. Por isso, devemos dividir o número calculado anteriormente pelo fatorial de vezes que cada letra aparece.
Por fim, temos que considerar mais uma situação: que podemos inverter a ordem de vogal por consoante, pois temos o mesmo número de letras para cada. Portanto: