Biologia, perguntado por eletrizzz, 4 meses atrás

dorgas similares ao açúcar​


jenniferlarapmiranda: é drogas?

Soluções para a tarefa

Respondido por jenniferlarapmiranda
1

Resposta:Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, revela que os efeitos do açúcar no cérebro são parecidos com aqueles provocados pelo consumo de drogas como a cocaína.“açúcar é a droga mais perigosa do nosso tempo”, de acordo com Paul van der Velpen, chefe do serviço de saúde de Amsterdã, na Holanda. Ele explica que o seu uso deve ser desencorajado porque é viciante e que os produtos açucarados deveriam vir com alertas de saúde, assim como os maços de cigarro.

Explicação:

O açúcar interage no cérebro com neuropeptídios como dopamina, opioides e acetilcolina, levando a alterações que ocorrem na neuroquímica semelhantes às drogas estimulantes

O açúcar age como fonte principal de energia das células, mesmo que venha do metabolismo da gordura, por exemplo, não só de doces propriamente ditos.

“A agitação sentida após o consumo de doces pode não ser só pelo efeito energético do açúcar em si, mas pelo efeito que o açúcar tem no sistema nervoso central, no sistema límbico, o chamado prazer imediato, mesmo local de ação de algumas drogas, como a cocaína”

Quando consumimos o açúcar, ele ativa no cérebro as regiões que nos dá prazer e sensação de recompensa, portanto, possui propriedades viciantes, o que desperta cada vez mais desejo. Também é secretado a dopamina, hormônio esse responsável pela sensação de bem estar e prazer.

Sua glicemia (açúcar no sangue) aumenta consideravelmente. Isso estimula o pâncreas a produzir e liberar insulina, hormônio o qual transforma esse açúcar em energia ou, acumula em forma de gordura fazendo com que a concentração de glicose diminua no sangue.

Com a liberação de insulina, há uma queda de açúcar no sangue o que ativa a fome e consequentemente desejo por mais doces. Nessa baixa, sentimos falta de disposição e passamos a desejar mais açúcar para compensar a sensação. É automático. Isso gera o efeito “montanha russa”, o sobe e desce da glicose sanguínea.

Sem açúcar (pois a insulina já o tirou da corrente sanguínea), o corpo envia sinais de abstinência e assim, o ciclo vicioso se reinicia. Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes