DONDIS também poderíamos definir
Soluções para a tarefa
Resposta:
presença da dimensão em obras visuais bidimensionais, como a pintura
e o desenho. Mesmo com o recurso do trompe d'oeil aplicado à perspectiva, a dimensão nessas
formas visuais só pode estar implícita, sem jamais explicitar-se. Mas em nenhum outro meio é
possível sintetizar tão sutil e completamente a dimensão do que no filme, parado ou em movimento.
A lente vê como vê o olho, em todos os detalhes e com o apoio absoluto de todos os meios visuais.
Tudo isso é outro modo de dizer que os meios visuais têm presença extraordinária em nosso
ambiente natural. Não existe reprodução tão perfeita de nosso ambiente visual na gênese das idéias
visuais, nos projetos e nos croquis. O que domina a pré-visualização é esse elemento simples, sóbrio
e extremamente expressivo que é a linha.
É fundamental assinalar, aqui, que a escolha dos elementos visuais que serão enfatizados e a
manipulação desses elementos, tendo em vista o efeito pretendido, está nas mãos do artista, do
artesão e do designer, ele é o visualizador. O que ele decide fazer com eles é sua arte e seu ofício, e
as opções são infinitas. Os elementos visuais mais simples podem ser usados com grande
complexidade de intenção: o ponto justaposto em diferentes tamanhos é o elemento essencial da
impressão e da chapa a meio-tom (clichê), meio mecânico para a reprodução em massa de material
visual de tom contínuo, especialmente em fotografia; a foto, cuja função é registrar o meio ambiente
em seus mínimos detalhes visuais, pode ao mesmo tempo tornar-se um meio simplifica- dor e
abstrato nas mãos de um fotógrafo magistral, como Aaron Sis-kind. A compreensão mais profunda
da construção elementar das formas visuais oferece ao visualizador maior liberdade e diversidade de
opções composilivas, as quais são fundamentais para o comunicador visual.