Psicologia, perguntado por amandafj18, 7 meses atrás

Donald Woods Winnicott foi um pediatra e psicanalista britânico, cuja originalidade metodológica, em relação a Freud e a outros psicanalistas, foi a decisão de estudar o bebê e sua mãe como uma "unidade psíquica", e não como dois seres puramente distintos. Em certa ocasião, ele disse que "Não existe essa coisa chamada o bebê", implicando que não há como conceber um bebê sem falar de sua mãe. O ambiente assume, assim, a prioridade da teoria winnicottiana, em que, no início, o ambiente é a mãe e apenas gradualmente vai se transformando em algo externo e separado do bebê.

Sobre a teoria winnicottiana, analise as seguintes afirmações:

I. O ambiente facilitador é a mãe suficientemente boa, porque atende ao bebê na medida exata das necessidades deste, e não de suas próprias necessidades. Esta adaptação da mãe torna o bebê capaz de ter uma experiência de onipotência e cria a ilusão necessária a um desenvolvimento saudável.

II. O conceito de "preocupação materna primária" pode ser definido como um estado de sensibilidade aumentada da mãe, necessário para que ela possa estar envolvida emocionalmente com seu bebê. Se não houvesse o bebê, seria possível dizer que este estado se aproxima de uma doença, como um estado dissociado ou um episódio esquizóide.

III. Ao falar sobre objetos e fenômenos transicionais, Winnicott pontua que estes representam um obstáculo na superação do estágio de dependência absoluta em direção à dependência relativa. O objeto transicional impede a separação entre a mãe e o bebê, uma vez que torna intolerável a angústia de separação e a ausência materna.

Assinale a alternativa correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por grazielassoares
14

Resposta:

I

Explicação:

Respondido por BrenoSousaOliveira
0

Donald Woods defendia que o ambiente era facilitador para um bom desenvolvimento do bebê. Por isso a opção correta é a letra A.

Donald Woods

Donald Woods era um pediatra e psicanalista, o seu objeto de estudo foi a relação do bebê com a mãe como se ambos fossem uma unidade psíquica e não como seres distintos. Para ele a noção de como o bebê está inserido no ambiente é mais do que necessário para se entender o seu desenvolvimento.

Enquanto que algumas pessoas achavam que era necessário deixar o bebê chorar para ''virar sozinho'', ele dizia que esta concepção está errada. É realmente necessário oferecer uma assistência imediata, para que não haja um grande estresse e nem prejuízos a criança.

Para saber mais sobre Donald Woods, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/31063430

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes