Dona Juliana produz docinhos para festas de aniversário. Uma cliente precisava de pelo menos 520 docinhos e queria que os docinhos fossem dispostos em um igual número de bandejas completas que coubessem, respectivamente, 12, 25 e 35 docinhos em cada uma. Dona Juliana preparou a menor quantidade de docinhos necessários para atender a cliente. Dessa maneira, a quantidade total de docinhos que estarão nas bandejas menores é igual a
Soluções para a tarefa
A quantidade total de docinhos que estarão nas bandejas menores é igual a 2100.
Esta questão está relacionada com mínimo múltiplo comum. O mínimo múltiplo comum expressa qual é o menor valor que é múltiplo, ao mesmo tempo, de dois ou mais números diferentes.
Para determinar o MMC dentre um conjunto de valores, devemos decompor todos, ao mesmo tempo, em fatores primos. Lembrando que os números primos são aqueles que possuem apenas dois divisores: 1 e eles próprios.
Para fazer a decomposição de um número, devemos começar pelo menor fator primo, que é o número 2. Quando não for possível mais dividir por 2, passamos para o próximo fator primo, que é o 3. E assim, sucessivamente, até que o número se decomponha a 1.
Nesse caso, a decomposição em fatores primos será:
Portanto, o MMC e, consequentemente o número de docinhos, será:
Resposta:
vamos chamar "x" os números de docinhos.
12x + 25x + 35x ≥ 520
72x ≥ 520
x≥7,2222...
sendo assim o maior inteiro próximo de 7 é 8.
logo temos: 12x ⇒ 12.8= 96
Explicação passo-a-passo: