:
DOMÍNIO: CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
SUBDOMÍNIO: PAÍSES COM DIFERENTES GRAUS DE DESENVOLVIMENTO
Conhecer os conceitos de crescimento económico e de desenvolvimento humano
1. Definir Produto Interno Bruto (PIB) e Produto Nacional Bruto (PNB).
2. Distinguir crescimento económico de desenvolvimento humano.
3. Mencionar indicadores de desenvolvimento humano de várias naturezas: demográficos, sociais, culturais, económicos, políticos, ambientais.
4. Interpretar mapas de distribuição dos indicadores de crescimento económico e de desenvolvimento humano à escala global.
5. Comparar países com diferentes graus de desenvolvimento com base em indicadores de crescimento económico e de desenvolvimento humano.
6. Caraterizar e localizar os Países Produtores e Exportadores de Petróleo (OPEP), os Novos Países Industrializados (NPI), os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e os Países Menos Avançados (PMA).
Compreender o grau de desenvolvimento dos países com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e em outros Indicadores Compostos
1. Caraterizar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
2. Interpretar a distribuição mundial de IDH relacionando-o com o grau de desenvolvimento dos países.
3. Mencionar as principais críticas à utilização do IDH.
4. Referir, para além do IDH, outros indicadores compostos utilizados na avaliação do grau de desenvolvimentos dos países.
5. Explicar em que consiste o Índice de Desigualdade de Género (IDG) e o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM).
6. Inferir a partir do IDH e de outros indicadores compostos as disparidades de desenvolvimento às escalas internacional e intranacional.
7. Interpretar os principais contrastes na distribuição dos diferentes indicadores de desenvolvimento em Portugal.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ñ sei thu fui **&*&^$&#&@£€×£#)#)
O PIB compreende tudo o que é produzido dentro das fronteiras do (Brasil), (Portugal), seja por empresas nacionais, seja pelas multinacionais. Produto Nacional Bruto (PNB) consiste no somatório de todos os bens e serviços finais produzidos por empresas que são de propriedade de residentes no país.
PNB é o Produto Nacional Bruto
PIB é o Produto Interno Bruto
RLRE é a Renda Líquida Recebida do Exterior (quando as rendas recebidas superam as enviadas)
RLEE é a Renda Líquida Enviada ao Exterior (quando as rendas enviadas superam as recebidas)
A primeira fórmula é utilizada quando o país em estudo aufere RLRE e a segunda quando aufere RLEE.
Também é correta a seguinte fórmula, além de ser mais didática:
PNB = PIB + "total de rendas recebidas do exterior" - "total de rendas enviadas ao exterior"
Como mostrado, crescimento e desenvolvimento econômico são fundamentais para qualquer país, porém, são índices diferentes. Enquanto o crescimento econômico é voltado para produção, consumo e enriquecimento, o desenvolvimento está mais ligado a ideia de qualidade de vida, considerando diversos fatores.
Crescimento e desenvolvimento econômico são termos bem comuns quando o assunto é economia. No entanto, é importante ressaltar que crescimento é diferente de desenvolvimento.
Enquanto o crescimento econômico significa que durante um ou vários períodos, ocorreu um aumento sustentado de uma unidade econômica, o desenvolvimento econômico vai além, impactando diretamente a qualidade de vida das pessoas e a sociedade em geral.
Países que lideram o ranking do IDH mundial (2018)
Noruega – 0,953
Suíça – 0,944
Austrália – 0,939
Irlanda – 0,938
Alemanha – 0,936
Islândia – 0,935
Suécia – 0,933
Singapura – 0,932
Holanda – 0,931
Dinamarca – 0,929
→ Países com os piores IDHs mundiais
Níger – 0,354
República Centro-Africana – 0,367
Sudão do Sul – 0,388
Chade – 0,404
Burundi – 0,417
Serra Leoa – 0,419
Burquina Faso – 0,423
Mali – 0,417
Libéria – 0,435
Moçambique – 0,437
O Índice Multidimensional de Pobreza (IPM) identifica múltiplas privações no nível doméstico e individual em saúde, educação e padrão de vida. ... Esses dados são então agregados à medida nacional de pobreza.
O IDG (Índice de Desigualdade de Gênero) capta as desvantagens das mulheres e as perdas de potencial de desenvolvimento em três dimensões que espelham o IDH: saúde reprodutiva, empoderamento (autonomia) e atividade econômica.
Portugal: um país de IDH “muito elevado” Evolução do IDH em Portugal Anos 1980 1990 2000 2005 2008 2010 2011 2012 2013 IDH 0,643 0,708 0,780 0,790 0,805 0,816 0,819 0,822 Posição 40 44 36 41 42 Fonte: RDH 2014, PNUD Parque das Nações, Lisboa
Contudo, existem grandes contrastes… Índice Sintético de Desenvolvimento Regional (Portugal = 100), por NUTS III, em 2011.
Desde Julho de 2011 a economia recuou a uma taxa média anual de 2,5%. Entre 2002 e 2013, a economia recuou 1,3%. Atualmente, a estrutura da economia portuguesa baseia-se principalmente no sector dos serviços, que representa cerca de 67% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
O Índice de Desenvolvimento Humano tem sido criticado por uma série de razões, incluindo pela não inclusão de quaisquer considerações de ordem ecológica, focando exclusivamente no desempenho nacional e por não prestar muita atenção ao desenvolvimento de uma perspectiva global. Dois autores afirmaram que os relatórios de desenvolvimento humano "perderam o contato com sua visão original e o índice falha em capturar a essência do mundo que pretende retratar." O índice também foi criticado como "redundante" e uma "reinvenção da roda", medindo aspectos do desenvolvimento que já foram exaustivamente estudados. O índice foi ainda criticado por ter um tratamento inadequado de renda, falta de comparabilidade de ano para ano, e por avaliar o desenvolvimento de forma diferente em diferentes grupos de países
País em desenvolvimento ou país emergente são termos geralmente usados para descrever um país que possui um padrão de vida entre baixo e médio, uma base industrial em desenvolvimento e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) variando entre médio e elevado. A classificação de países é difícil, visto que não existe uma única definição internacionalmente reconhecida de país desenvolvido e os níveis de desenvolvimento, econômico e social, podem variar muito dentro do grupo dos países em desenvolvimento, sendo que alguns desses países possuem alto padrão de vida médio.
Então, o desenvolvimento humano
elevado pode ser dividido em 3 grupos:
Por sua vez, o desenvolvimento humano
médio também pode ser designado por
Novos Países Industrializados (NPI);
representado por países como o México,
o Brasil, a China, Singapura, Tailândia e a
Índia.
Por fim, merecem destaque, entre os
NPIs, os Novos Tigres Asiáticos, fruto da
expansão dos Tigres Asiáticos pela Ásia
e também do investimento dos Estados
Unidos e do Japão. Os novos tigres são
Indonésia, Vietnã, Malásia, Tailândia e
Filipinas, que apresentam um processo
de desenvolvimento industrial ainda mais
recente.