História, perguntado por davisantinosiqueirab, 6 meses atrás

Dominando grande parte da Europa Ocidental, Carlos Magno surgia como o defensor do cristianismo e do papado. No curso de uma
viagem a Roma, no Natal do ano 800, o papa Leão III coroa-o imperador romano do Ocidente. A preocupação de Carlos Magno estava
em ser obedecido, por isso dividiu seu império em 300 condados, dando início à instituição da vassalagem. ALTMAN, Max......................... O texto revela uma estratégia utilizada por Carlos Magno para controlar o Império Carolíngio, caracterizada pela criação de um:

Soluções para a tarefa

Respondido por RayanaSE
0

Uma estratégia utilizada por Carlos Magno para controlar o Império Carolíngio foi a criação de um sistema de recomendação.

Neste sistema, que também foi utilizado no período merovíngio, proprietários mais fracos submetiam-se à proteção dos que tinham poder militar maior. Era o sistema feudal em ascensão, com obrigações dos vassalos aos seus senhores. Os vassalos deveriam trabalhar em suas terras, incorporar seus homens ao exército do senhor e pagar tributos. Os senhores controlavam a população, mas a autoridade suprema estava nas mãos do imperador.

O imperador fragmentou seu território em unidades administrativas controladas pelo poder centralizado. Os condados eram governados por condes nomeados por Magno e que possuíam amplos poderes em seus domínios; as marcas, governadas por marqueses e situadas em áreas de fronteira, sendo fortemente militarizadas e menos autônomas que os condados.

Um dos mecanismos que Carlos Magno utilizou foi a escrita, que não era comum entre os povos de tradição germânica. Assim, leis imperiais passaram a ser escritas e difundidas, conhecidos como ordenanças ou capitulares.

Para manter os condes sob controle, Carlos Magno enviava funcionários “missi dominici” (enviados do senhor) aos condados para informar o imperador sobre as ações dos condes.

Perguntas interessantes