História, perguntado por AdilmaCamila157, 10 meses atrás

Dom Pedro II, após a abdicação de seu pai, em 1831, passou a ser Príncipe Regente do Brasil. Essa fase durou até o ano de 1840, quando foi formalizada a sua situação como imperador, quando ele tinha apenas 14 anos de idade. Essa formalização ficou conhecida como:

a) Regência Una.
b) Regência Trina
c) Soberania Clandestina
d) Nepotismo
e) Golpe da Maioridade​

Soluções para a tarefa

Respondido por inesjuventinoduarte
283

Resposta:

letra E

Explicação:

O Golpe da Maioridade, em 1840, garantiu a Pedro II a posse como imperador do Brasil. Essa posse foi efetivada com sua coroação, no ano seguinte, que deu início a um reinado, cujo término só ocorreu em 1889 com a Proclamação da República. ESPERO TER AJUDADO


AdilmaCamila157: valeu
inesjuventinoduarte: ;)
Respondido por nataliafransantos
1

A ascensão do imperador a trono brasileiro aos 14 anos de idade é um evento conhecido como “Golpe da maior idade” (alternativa e).  

Este golpe trata-se da antecipação da maior idade de D. Pedro II por influência e apoio do Partido Liberal.  Através dele, o imperador poderia chegar ao poder antes da maior idade para restaurar as bases de poder do governo que foram alteradas durante o Período Regencial, que colaborava para a crise de autoridade existente no país.  

Um período marcado pela explosão de revoltas em todo o território

Neste período, as disputas pelo poder entre as elites econômicas contribuíram para ocorressem diversas revoltas regenciais, que na maioria dos casos, contestavam as condições sociais em que as populações viviam. As elites envolvidas na luta pelo poder, não se interessavam pelos problemas presentes em cada província.  

A chegada de D. Pedro II ao poder representava o fim dos conflitos, pois haveria um poder central que colocaria fim à crise autoridade vivida naquele momento, contribuindo para a pacificação do país.  

Bons estudos!

Aprenda mais sobre o Golpe da Maior Idade em: https://brainly.com.br/tarefa/6915438

Anexos:
Perguntas interessantes