Dois projéteis são disparados simultaneamente no vácuo, a partir da mesma posição no solo, com ângulos de lançamento diferentes, conforme representa a figura abaixo. Analisando os gráficos, pode-se afirmar que I. Ao observar o gráfico 1, a componente vertical da velocidade inicial de lançamento é maior para o projétil 1 do que para o projétil 2. II. Ao observar o gráfico 2, a componente horizontal da velocidade é maior para o projétil 1 do que para o projétil 2. III. Ao observar o gráfico 3, ele mostra que o alcance horizontal de cada projétil foi diferente. IV. O movimento horizontal é uniforme e o movimento na vertical é uniformemente variado. V. O tempo para cada projétil voltar ao solo foi diferente. Quais estão corretas? (A) Apenas I, III e V (B) Apenas II, IV e V (C) Apenas I, III e IV. (D) Apenas II, III e V. (E) Apenas I, II e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O item correto é a letra A
A)apenas I
Explicação:
Resposta:
Comecemos analisando o terceiro gráfico:
Neste gráfico, observamos que o alcance de ambos projéteis é o mesmo e que a altura máxima é maior para o segundo projétil.
No primeiro e no segundo gráficos vemos que o tempo de voo é menor para projétil 1.
Isso significa que o projétil 2 percorreu a mesma distância horizontal em maior tempo, logo ele tem menor componente horizontal da velocidade.
No primeiro gráfico vemos que a altura máxima alcançada pelo projétil 2 ocorre em maior tempo que para o projétil 1 e o valor desta altura é maior para também para o projétil 2.
Utilizando a equação horária da velocidade para o movimento vertical dos dois projéteis, vemos que a componente vertical da velocidade inicial do projétil 2, tem que ser maior que maior que a do projétil 1.
Assim:
I - Verdadeira.
II - Falsa.
III -Falsa.
É simples de ver pelo primeiro gráfico que o tempo de chegada ao solo é diferente para os dois projéteis.