DOIS PROBLEMAS AMBIENTAIS RELACIONADA A ATIVIDADE PLORÍFERA DOS EUA
Soluções para a tarefa
Resposta:
O petróleo é um importante combustível fóssil e tem origem na decomposição de matéria orgânica sob condições específicas de pressão e temperatura. Esse recurso energético é utilizado amplamente no mundo, inclusive na produção de uma série de produtos, como o plástico. Entretanto, a exploração do petróleo tem causado problemas ambientais graves, os quais serão apresentados ao longo deste texto.
Explicação:
O petróleo pode ser liberado no ambiente como resultado de uma série de eventos, tais como acidentes com navios-petroleiros, acidentes nas plataformas de petróleo e lançamento de água utilizada para lavagem de tanques onde o petróleo é armazenado. Ao ser derramado no meio ambiente, o petróleo desencadeia uma série de prejuízos para o ecossistema, causando alterações químicas e físicas no ambiente, além, é claro, de prejudicar a vida existente naquele local.
Ao cair no ambiente marinho, por exemplo, o petróleo impede a passagem de luz. Isso afeta de maneira imediata o fitoplâncton, organismos fotossintetizantes e que, portanto, necessitam de luminosidade. Com a redução do fitoplâncton, o zooplâncton, que se alimenta desses organismos, acaba tendo sua reserva de alimento reduzida. Desse modo, o petróleo afeta de maneira negativa toda a cadeia alimentar.