Dois pacientes tiveram que ser submetidos a uma cirurgia no aparelho digestivo. O paciente A teve que remover os vinte e cinco centímetros iniciais do intestino delgado (duodeno), enquanto o paciente B precisou remover vinte e cinco centímetros da porção inicial do intestino grosso.
Sabendo que ambas as cirurgias afetaram a digestão dos pacientes, qual deles teve maior comprometimento no sistema digestivo e por quê?
A)O paciente A, pois a remoção do duodeno é mais drástica, já que é neste que ocorre a maior parte da digestão intestinal.
B)O paciente B, pois a remoção do intestino grosso é mais drástica, já que é neste que ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.
C)O paciente A, pois a remoção do duodeno é mais drástica, já que é neste que ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.
D)O paciente B, pois a remoção do intestino grosso é mais drástica, já que é neste que ocorre a maior parte da absorção dos produtos do processo digestivo.
E)Os dois pacientes sofreriam igual, pois, tanto no duodeno quanto no intestino grosso ocorrem digestão e absorção de nutrientes e de água.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A)O paciente A, pois a remoção do duodeno é mais drástica, já que é neste que ocorre a maior parte da digestão intestinal.
Explicação:
É no duodeno que ocorre grande parte da digestão do quimo, enquanto no intestino grosso ocorre a absorção de água e sais minerais. Sendo assim, a remoção do duodeno seria mais drástica.
A digestão de alimentos é feita por todo o intestino. Entende-se que ao fazer uma cirurgia de retirada de partes do intestina, haja certo sofrimento.
Qual dos pacientes sofreu mais com a retirada de parte do intestino?
Ao estudar um pouco sobre como a digestão funciona, conclui-se que os dois pacientes sofreriam igualmente.
Ao retirar parte do duodeno, afeta a absorção do quimo e alimentos. Enquanto retirar parte do intestino grosso, no outro paciente, a absorção de água foi prejudicada.
Vale lembrar que a cirurgia do duodeno e intestino grosso não tiram a qualidade de vida do paciente. Sendo assim, a recuperação de ambos seria rápida e tranquila.
As cirurgias de retiradas de uma parte do intestino, tanto inicial, quanto final podem ser capazes de salvar a vida do paciente.
Entenda mais sobre o intestino: https://brainly.com.br/tarefa/52816005
#SPJ2