Dois mineiros, de cócoras, varas de pescar às mãos, pitam e proseiam à beira de um rio. De repente, vêem um menino debatendo-se nas águas. Um entreolhar meteórico, ato contínuo mergulham no rio e retiram o garoto. Retornam à sua prosa, agora entrecortada de momentos de cisma. A velha binga acende os cigarros de palha, jogados no canto da boca. Passa meia hora e novo menino aparece no meio do rio. Repetem o gesto, automaticamente, lançando-se na água e salvando o segundo menino. Retomam os postos e a conversa. Proseiam, como a gastar o tempo, sobre a torteza das árvores do cerrado. Rápido, um interrompe e observa: “É, cumpadre, hoje o rio num tá prá peixe.” O outro completa: “Isquisito, tá mais prá minino.” Um barulho estranho faz com que levantem a vista e vejam, no meio do rio, um terceiro garoto, já quase desfalecido. Imediato, um deles se joga na água. O outro fica de pé mas não se atira no rio. O que se jogou convoca: “Cumpadre, vamo sarvá mais esse.” A resposta fulminante: “Esse Você sarva sozinho qui eu vô lá pros lado da cabeceira do rio, pegá quem tá jugando esses minino n agua.” Fonte: Caso mineiro, adaptado por E. V.MENDES. A partir do clássico apresentado e considerando os aspectos relacionados à promoção da saúde e prevenção de doenças, é CORRETO inferir que: a) a promoção da saúde vai até a cabeceira do rio, ou seja, até as causas dos problemas, o que os determina ou condiciona, sendo esse o seu sentido.
b) a promoção da saúde deve se preocupar em salvar vidas, atuando diretamente na cura da doença.
c) a promoção da saúde deve ser realizada por um profissional responsável, no caso do texto representado pela figura do mineiro que salva a última criança, de forma a tratar os problemas de saúde, representados pelo afogamento.
d) a promoção da saúde consiste em uma ação ineficaz, por não atuar na causa do problema, nos determinantes e condicionantes do mesmo, conforme exemplificado no texto por meio da repetição de afogamentos de crianças.
Soluções para a tarefa
Resposta:a) a promoção da saúde vai até a cabeceira do rio, ou seja, até as causas dos problemas, o que os determina ou condiciona, sendo esse o seu sentido.
Explicação: A promoção em saúde busca a causa do problema, não buscando somente os acontecimentos, mas o que levou a pessoa a cometer tal ato.
Quando o mineiro vai até a cabeceira do rio, é uma forma de conscientizar para não entrar mais na água, pois está acontecendo afogamento. Desta forma, é uma maneira de promover a saúde.
Letra A
Promoção de saúde
Promoção da saúde faz parte de um tripé do SUS: Promoção, recuperação e prevenção.
A educação em saúde é uma forma de promover uma melhoria na saúde. Então, fazer ações educativas para que os indivíduos possam aprender cada vez mais sobre como se prevenir de determinadas doenças é essencial nesse quesito.
Campanhas de vacinação é um exemplo de promoção da saúde.
Saiba mais sobre a promoção de saúde em: https://brainly.com.br/tarefa/51781753
#SPJ2