Dois marcos históricos no surgimento do capitalismo foram a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. As duas revoluções evidenciaram a ascensão ao poder de uma nova classe social: a burguesia. No contexto destes momentos históricos, analise as afirmativas a seguir:
I- A Revolução Industrial modifica os papéis sociais, à medida em que traz a burguesia para o poder, pois ela possuía os meios de produção.
II- A partir da Revolução Industrial, a classe trabalhadora vende sua força de trabalho para a classe burguesa, que passa a ser detentora dos meios de produção.
III- A Revolução Francesa modificou as relações sociais, pois foi o movimento de independência da França que a definiu como país livre.
IV- A Revolução Francesa lutou contra a nobreza, defendendo a população e pedindo uma reformulação política e ideológica para a sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa IV
Explicação:
A alternativa I está errada, pois ela não traz a burguesia ao poder.
A II está errada pois a venda da força de trabalho da classe trabalhadora à classe burguesa não implica em detenção dos meios de produção da classe trabalhadora.
A III está errada pois a intenção da Revolução Francesa não foi movimento de independência algum. A França não estava submetida a nenhum poder externo tampouco era um país escravizado.
- A Revolução Industrial evidencia o poder da burguesia, que desde sempre já possuía os meios de produção.
- A Revolução Industrial (1760 – 1840) marcou a venda da força operária aos burgueses, que passaram a dominar os meio de produção.
- A Revolução Francesa foi a necessidade política e social do povo, que através da Queda da Bastilha, transformou a França em uma grande revolução. Foi um marco no fim do absolutismo no país.
- Revolução Francesa lutou contra o absolutismo, ou seja, que o poder não fosse concentrado. Isso configura uma medida ideológica de reformulação política.
Revolução Industrial
A Revolução Industrial trouxe o surgimento de tecnologias que aumentaram a produção. Portanto, a riqueza passou a ser cada vez mais concentrada, visto que os operários eram explorados e viviam em condições lamentáveis de produção. A consequência foi positiva para os burgueses, que lucravam mais, porém negativa para os operários, que não possuíam direitos trabalhistas.
Entenda mais sobre a Revolução Francesa:
https://brainly.com.br/tarefa/2655336
#SPJ1